O selecionador português de futebol de sub-21, Rui Jorge, vai testar alternativas nos últimos dois jogos de qualificação do Europeu de 2015, atendendo ao facto de Portugal já ter assegurado presença nos "play-offs".

Com uma série de elementos chamados por Paulo Bento à seleção A, como Ruben Vezo, Ricardo Horta ou Bruma, Rui Jorge disse hoje que vai aproveitar os jogos com a Noruega, em Drammen, na quinta-feira, e com o Azerbaijão, em Rio Maior, na segunda, para ver outros jogadores e procurar outras soluções.

"A ideia não é colocar a equipa como vai jogar em termos de 'play-offs'. Poderá ser altura para ver coisas novos, dar minutos a alguns jogadores que necessitam e dar mais competição internacional. O grande objetivo é a preparação para o 'play-off', mas não da forma a que estamos habituados", afirmou o técnico.

Em véspera do penúltimo jogo do grupo 8, que Portugal comanda, com 18 pontos, Rui Jorge considerou que as ausências são uma oportunidade para observar num patamar superior outros jogadores "de enorme potencial e de enorme qualidade", com trajeto de seleção.

"Temos de ser empenhados, concentrados, organizados, e o talento natural dos nossos jogadores, a sua qualidade individual, conseguirá sobressair", afirmou o selecionador.

Rui Jorge disse ser uma incógnita a equipa que a Noruega vai apresentar, tendo em conta que nesta fase de qualificação já utilizou cerca de 40 jogadores, mas tendo em conta a última observação espera um adversário em que se destacam "um ponta de lança de qualidade e dois médios defensivos que aceleram bem o jogo".

O encontro com a Noruega realiza-se no Estádio Marienlyst, em Drammen, a partir das 19h00 (18h00 em Lisboa).

Portugal lidera o Grupo B, com seis vitórias em outros tantos jogos, e tem mais seis pontos do que Israel (12), segundo classificado, já com sete jogos. A Noruega, terceira, com nove, procura um triunfo que lhe permita alcançar os israelitas.

Os vencedores dos 10 grupos e os quatro melhores segundos classificados qualificam-se para os "play-offs".