A seleção portuguesa de sub-21 assegurou na tarde desta terça-feira, no Estádio Capital do Móvel, em Paços de Ferreira, a passagem à fase final do Europeu’2015 da categoria depois de ter vencido a Holanda (5-4) na segunda mão do “play-off” de acesso à fase final da competição. Tozé (duas assistências) e Ricardo Pereira (dois golos) foram os destaques da partida, tendo ajudado a impor a quarta derrota consecutiva da “laranja mecânica”. Rúben Vezo (13’), Rúben Neves (20’) e Bernardo Silva (87’) marcaram também para Portugal, enquanto Weghorst (15’), Kongolo (46’) e Aké (64’ e 89’) diminuíram para os visitantes.

Rui Jorge, selecionador de Portugal, optou por trocar Rafa (castigado) por Tozé, no meio-campo, a única alteração em relação à partida da quinta-feira passada, na Holanda (2-0). Na equipa visitante, destaque para a titularidade de Ola John, extremo do Benfica, num onze com cinco alterações em relação ao jogo da primeira volta.

Esta partida marcou ainda o regresso de Pierre van Hooijdonk, antigo futebolista do Benfica, a Portugal como treinador adjunto de Adrie Koster na seleção holandesa. Paulo Bento, Paulo Sousa, Vítor Baía, Hélio Sousa, Rui Barros e Julen Lopetegui foram outras figuras de destaque presentes na Mata Real a assistir à partida.

Logo aos 13 minutos, Rúben Vezo abriu o marcador de calcanhar na sequência de um livre cobrado por Tozé. A vantagem durou apenas dois minutos, já que o avançado Weghorst igualou logo no reatamento do jogo. Aos 18’, o mesmo jogador de 1,97m voltou a criar perigo na sequência de um canto, cabeceando a bola à trave.

Ambas as equipas facilitavam nas suas zonas defensivas e, também de canto, Portugal voltou a colocar-se em vantagem, aos 20’, num cabeceamento imparável de Rúben Neves depois de um canto cobrado por Tozé. A partida estava aberta e as oportunidades multiplicavam-se para ambos os lados. A formação da holandesa tentava colocar a bola nas costas da defesa lusa, enquanto os portugueses procuravam chegar à área adversária pelas alas.

Em cima do intervalo (46’), o central Kongolo subiu à área e fez a igualdade (2-2), após cruzamento bem medido de Ola John. Resultado injusto no final da primeira parte. Portugal foi a seleção mais competente, embora tenha revelado dificuldades defensivas no jogo aéreo.

Na segunda parte, a tendência do jogo manteve-se e Ricardo Pereira, numa diagonal para o meio que enganou dois holandeses, fez o terceiro da partida. Portugal voltou a sofrer o empate por Aké (64’) num canto, depois de uma falha de José Sá. Ricardo Pereira (66’) respondeu de imediato e fez o quarto para a equipa da casa e o segundo da conta pessoal. Aos 87’, Bernardo Silva fechou as contas do encontro numa boa jogada individual. Nathan Aké (89’) ainda reduziu para 5-4, na conversão de um penálti cometido por Paulo Oliveira.

Apesar de a Holanda estar pressionada para vencer, foram os portugueses que tiveram mais oportunidades de perigo, com um jogo bem articulado e rápidas saídas para o contra-ataque. Os jovens dos Países Baixos apenas criaram ocasiões de golo em situações de bola parada.

A turma lusa festejou a décima vitória consecutiva em jogos oficiais (igualou a prestação conseguida pelos sub-21 no apuramento para o Europeu 2006) e regressa a uma fase final sete anos depois. Ainda não é conhecida a data do sorteio para a fase final do Campeonato da Europa, que será disputado na República Checa em 2015.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.