Rio de Janeiro, 2016. É lá que os jovens portugueses querem estar e para isso 'basta' uma boa prestação no Europeu de Sub-21 que arranca já esta quinta-feira para a equipa de Rui Jorge.

Integrados num grupo complicado, com Inglaterra, Itália e Suécia, os pequenos grandes heróis da fase de qualificação - oito jogos, oito vitórias - chegam à República Checa conscientes das dificuldades, mas sem esconderem uma ambição maior de trazer para Portugal o primeiro título da categoria.

Com uma lista de 23 comandados que inclui nomes como William Carvalho, Rúben Neves, Bernardo Silva e João Mário, entre muitos outros já bem conhecidos dos portugueses, Rui Jorge garante que o principal objetivo é estar nas 'Olimpíadas' cariocas, mas em Portugal aspira-se ao triunfo final.

Em 1994, por terras gaulesas, o título quase chegou: com Luís Figo, Rui Costa e João Vieira Pinto, Portugal só parou na final, mas a célebre arte defensiva da Itália resolveu. Os craques portugueses foram 'controlados' até à decisão por grandes penalidades e na lotaria os "azzurrini" deram-se melhor. Christian Vieri, que viria a ser estrela também na seleção principal, bateu o penálti decisivo e matou o sonho lusitano.

Já se passaram 21 anos e desde então os miúdos portugueses não fizeram melhor. O mais próximo foi em 2004, ano da 'tragédia grega' para a seleção principal: na Alemanha os sub-21 chegaram às meias-finais e voltaram a cair, mais uma vez diante da Itália, então com Alberto Gilardino a assumir o papel de 'carrasco' dos lusos.

Não será fácil fazer melhor, até porque os duelos com Inglaterra e Itália, já na fase de grupos, prometem ser escaldantes. Mesmo a Suécia, teoricamente a equipa mais acessível, foi a responsável pela eliminação da poderosa França e não pode ser descurada. Mas os lusos chegam à República Checa tendo como motivação a imaculada campanha no apuramento e o sonho de serem recebidos como heróis pelos adeptos no regresso a Portugal depois do triunfo final em Praga.

Programa de Portugal na fase de grupos:

Quinta-feira, 19 de junho: Inglaterra - Portugal (19h45)
Domingo, 21 de junho: Itália - Portugal (19h45)
Quarta-feira, 24 de junho: Portugal - Suécia (19h45)