O internacional inglês Saido Berahino, melhor marcador de toda a fase de qualificação para o Europeu de futebol de sub-21, está fora da competição, com uma lesão num joelho, e falha o jogo de hoje frente a Portugal.

Berahino, habitual titular na formação comandada por Gareth Southgate, foi o melhor marcador no apuramento, com dez golos, e era uma das principais ‘armas’ de Inglaterra neste Europeu na República Checa.

O avançado lesionou-se num joelho no treino de quarta-feira, de preparação para o jogo de estreia no Grupo B, hoje frente a Portugal, em Uherské Hradiste, a partir das 19:45 (horas de Lisboa).

“Estamos muito tristes, esteve connosco desde o primeiro jogo, marcou o nosso primeiro golo e é em grande parte devido a ele que aqui estamos”, referiu o técnico Gareth Southgate em relação à lesão do jogador do West Bromwich.

Berahino será substituído na seleção inglesa por Benik Afobe, jogador do Wolverhampton, que chega ainda a tempo de disputar os restantes jogos do Grupo B, com a Suécia, a 21 de junho, e com a Itália, a 24 de junho.

A Inglaterra chega a este Europeu como vencedora do Grupo 1 de qualificação, com nove vitórias e um empate, e mais duas vitórias, ambas por 2-1, no ‘play off’, frente à Croácia.

Portugal, orientado por Rui Jorge, também chega com resultados de altíssimo nível, com dez vitórias, entre fase de grupos e ‘play off’, frente à Holanda, triunfo fora por 2-0 e em casa por 5-4.

Depois de defrontar a Inglaterra, Portugal terá pela frente a Itália, a 21 de junho, e a Suécia, a 24.