Bernardo Silva está recuperado e pronto para ajudar Portugal na final do Euro de Sub-21 frente a Suécia. O médio do Mónaco saiu aos 50 minutos de jogo, na goleada por 5-0 à Alemanha, mas diz-se pronto para jogar a final frente aos suecos. O médio ex-Benfica diz estar cem por cento, pelo que a "bola" agora está do lado de Rui Jorge.

Motivação para a final: "A equipa não poderia estar melhor mentalmente, antes de uma final de uma competição importante para nós, mas estamos confiantes sabendo que vamos defrontar uma grande equipa. Estamos bem preparados. Por todo o apoio que temos recebido, sabemos que os portugueses esperam este jogo com grande expectativa e queremos dar-lhes esta vitória".

Primeiro título nos sub-21: "Sem dúvida que se o conseguirmos será um feito enorme porque nunca foi alcançado. Vamos fazer tudo para fazer história, é um marco que poderemos contar aos nossos filhos e netos. Ainda que seja uma competição sub-21".

Comparação com Rui Costa e Deco: "É um orgulho ser comparado a Rui Costa e Deco, dois dos melhores jogadores do futebol português, ainda que seja um exagero".

Nomeação para melhor jogador do torneio: "Não é o mais importante, não temos de pensar nisso, ainda que possa ser um motivo de orgulho se acontecer, mas mais importante é levar a Taça para Portugal".

Elogios: "Acho que tem a sua parte boa, é o reconhecimento do trabalho, mas tento não dar muita importância a isso, porque mais importante é o nosso trabalho dentro do campo. Saber lidar com a pressão é bom, aliás, até gosto porque nos obriga a fazer as coisas melhores e isso é o que as pessoas esperam de nós".

Jogo de uma carreira: "Se não é o mais importante é dos mais importantes é um jogo que todos queremos jogar, em que estamos a representar uma nação. É mesmo o mais importante para mim".

A final do Europeu de sub-21, entre Portugal e Suécia, está marcado para às 19h45 desta terça-feira.