O futebolista Diogo Jota considerou esta quarta-feira "bom" ter preponderância no 'onze' do Paços de Ferreira aos 18 anos e definiu como objetivo pessoal fazer parte dos sub-21 de Portugal na fase final do Europeu, em 2017.

O avançado surgiu na equipa principal do Paços de Ferreira na época passada, ainda com idade júnior, contabilizando uma dezena de presenças na I Liga, as últimas cinco de um total de oito na equipa inicial, antecipando o estatuto de titular na época em curso.

"Comecei a jogar regularmente desde o final da época passada e a titularidade este ano estava dentro dos objetivos. Esperamos sempre fazer o melhor, mas reconheço que é bom ter esta preponderância na equipa com esta idade", disse Diogo Jota à agência Lusa, um dia após a folga semanal, no regresso da equipa ao trabalho.

No campeonato, Jota jogou a tempo inteiro seis dos sete jogos já disputados, falhando um encontro por castigo, e tem um golo marcado, um registo que o próprio diz que "não é mau", atendendo ao mfacto de estar a jogar numa posição mais lateral.

"É sempre preciso algum tempo para nos adaptarmos. Antes, jogava mais pelo meio, a 'nove', agora jogo a partir das faixas laterais, tentando servir mais os meus colegas. Sou mais interventivo no jogo, mas o que prefiro mesmo é jogar", sublinhou o camisola 18 pacense.

O futebol de posse com Paulo Fonseca deu lugar a um modelo de jogo mais direto com Jorge Simão, mas os resultados são até ao momento similares e, por isso, o avançado pacense não estranha a fasquia dos 48 pontos colocada pelo atual técnico, que considera resultante da "ambição" e "uma marca que o grupo quer atingir".

"Os modelos de jogo são diferentes, mas os resultados estão à vista. Concordo sempre com a ambição e a nossa esperança passa um bocado por alcançarmos o benefício de uma qualificação europeia, que os 48 pontos desejados nos podem garantir", afirmou.

A participação numa competição europeia também pode resultar por via da Taça de Portugal e a estreia na edição deste ano, no domingo, na Figueira da Foz, diante da Naval 1.º Maio, está a ser levada a sério na Capital do Móvel.

Jota confirma o objetivo de "chegar o mais longe possível" na prova e garantiu que o grupo, pela voz e experiência do próprio técnico, está de "sobreaviso" para evitar surpresas.

Agenciado por Jorge Mendes, o promissor avançado pacense não descarta uma presença nos sub-21, depois das primeiras internacionalizações como sub-19, um escalão abaixo do seu.

"O meu pensamento está em realizar o maior número de jogos pelo Paços de Ferreira e ajudar a equipa. Não digo que seja impossível chegar já este ano aos sub-21, apesar de estar mais concentrado na seleção da minha faixa etária (sub-20), mas tenho a ambição e o objetivo de estar na fase final do Europeu de sub-21, na Polónia, em 2017", concluiu.

Portugal lidera destacado o Grupo D de qualificação, somando por vitórias os três jogos já disputados, confirmando o estatuto de vice-campeões da Europa em título.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.