A seleção portuguesa de sub-21 chegou ao intervalo do jogo com a congénere da Albânia a vencer por 1-0, graças ao golo de Ricardo Horta (42'), num encontro a contar para a fase de apuramento para o Euro2017.

No estádio do Arouca, a equipa comandada por Rui Jorge demorou a entrar no encontro com os albaneses, sendo mesmo surpreendida pelo atrevimento e pela velocidade do adversário, que não hesitou em tentar a sua sorte. Aliás, o guardião Bruno Varela teve mesmo de se aplicar a fundo nos minutos inicias do jogo com duas boas defesas a remates de longe.

Com um ataque composto por Gonçalo Paciência, Carlos Mané e Ricardo Horta, o processo ofensivo revelou-se demasiado confuso e atabalhoado durante largos minutos.

Só mesmo a partir dos 30 minutos é que Portugal acertou finalmente o rumo e partiu para um quarto de hora bem mais ao seu estilo. As oportunidades de golo começaram a surgir em catadupa e aos 40' foi a vez de Gonçalo Paciência atirar à trave, naquele que era até então o momento mais perigoso do jogo.

Essa avaliação seria alterada dois minutos depois, com o golo de Portugal. O capitão Bruno Fernandes fugiu bem no flanco direito e cruzou rasteiro para o desvio certeiro de Ricardo Horta, quebrando finalmente a resistência da Albânia antes do intervalo.