João Carvalho, médio da seleção portuguesa de futebol de sub-21, mostrou-se hoje otimista na passagem de Portugal às meias-finais do campeonato da Europa da categoria, que se realiza na Polónia.

Apesar da derrota de terça-feira, frente à Espanha (3-1), deixar a equipa das ‘quinas' a não depender de si própria para o apuramento, o médio dos quadros do Benfica, lembra que os portugueses costumam dar-se bem na altura de fazer contas.

"Temos de estar otimistas. Os portugueses estão habitados fazer muitas contas e costuma correr bem. Acredito que connosco vai ser igual", vaticinou João Carvalho, que foi hoje o porta-voz do grupo.

Ainda assim, as contas não servirão de nada se a formação portuguesa não vencer sexta-feira, na última jornada do Grupo B, a Macedónia, algo que João Carvalho garante ser “o único objetivo” da equipa.

“Sabemos que só se vencermos este jogo poderemos passar à fase seguinte e, por isso, partimos com esse único objetivo e com a vontade de fazer o maior número de golos possível”, garantiu.

Apesar dessa ambição, o médio confessou que o grupo está ciente das dificuldades que este adversário macedónio poderá criar a Portugal, lembrando o recente percurso do oponente.

"A França tinha uma grande equipa e foi eliminada por esta Macedónia no ‘play-off’ para este Euro. E, já nesta competição, fez um bom jogo frente à Espanha, apesar dos golos sofridos (cinco), e mostrou valor frente à Sérvia (empate 2-2)".

Por isso, João Carvalho garantiu que a equipa portuguesa “vai dar tudo” frente à Macedónia, até porque partilhou um sentimento de ‘injustiça' na derrota frente à Espanha.

"No primeiro jogo que fizemos (frente à Sérvia), o resultado foi melhor que a exibição, mas, neste frente à Espanha, foi ao contrário. Até tivemos uma boa exibição, mas a eficácia de Espanha foi superior. Foi claramente um resultado injusto. Acabaram por ter mais uma ou duas oportunidades e marcaram e nós não conseguimos", analisou.

João Carvalho foi, nos dois primeiros jogos de Portugal neste Euro2017, titular nas opções do selecionador nacional, Rui Jorge, algo que o médio vê com agrado.

"Tenho-me sentido bem. Tento dar tudo nos treinos e estou contente por ser opção, mas qualquer um dos meus companheiros teria feito um excelente trabalho", disse o jogador que na segunda parte da época 2016/17 alinhou no Vitória de Setúbal, por empréstimo do Benfica.

Portugal defronta sexta-feira a Macedónia, na terceira e última jornada do Grupo B do campeonato da Europa de futebol de sub-21, que se realiza na Polónia.

A formação lusa está obrigada a vencer para ainda acalentar o sonho de se qualificar para as meias-finais da prova como o melhor segundo classificado.

A partida decisiva para os sub-21 portugueses está agendada para as 20:45 locais (19:45 em Lisboa), no estádio da cidade Gdynia.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.