A seleção portuguesa de futebol feminino terminou o torneio internacional de São Paulo na quarta posição, ao perder na quarta-feira com o México por 2-0.

Depois de ter garantido a terceira posição na fase de grupos, a seleção lusa classificou-se no quarto posto da competição, num encontro em que dois golos de Sofia Huerta, ainda no primeiro tempo, deram a vitória à formação mexicana.

Na análise após o jogo, e em declarações ao site da federação, o selecionador português, António Violante, considerou ter sido «um jogo muito complicado».

«Prevíamos um jogo difícil e passámos por dificuldades no primeiro tempo. O jogo decorreu sob chuva intensa e esse fator prejudicou o nosso jogo. As nossas jogadoras sentiram algum nervosismo e o México conseguiu pressionar a nossa equipa e marcar dois golos. Poderiam até ter marcado mais, mas, no segundo tempo, tivemos uma excelente reação e estivemos também perto de marcar. Na segunda metade as nossas jogadoras estiveram mais concentradas e exibiram-se mais perto do nível que evidenciaram ao longo da competição».

Em jeito de balanço, António Violante reiterou que «a equipa teve uma prestação muito boa neste torneio».

«Os objetivos que tínhamos claramente definidos antes da partida foram amplamente conseguidos. A equipa saiu reforçada, mostrou-se personalizada e as nossas jogadoras também saíram valorizadas. Jogámos diante de três grandes seleções, que estão entre as melhores do Mundo e as nossas jogadoras conseguiram dar uma boa resposta em vários momentos. O nosso momento menos bom em toda a competição foi a primeira parte do jogo de hoje (quarta-feira), mas as nossas jogadoras estão de parabéns por tudo aquilo que fizeram nos quatro jogos desta competição», acrescentou o técnico.