A seleção portuguesa de futebol feminino sub-19 parte esta quinta-feira para a Lituânia, onde inicia sábado a luta por um lugar no Europeu2014 do escalão, que se disputa na Noruega.

A seleção comandada por José Paisana, que este ano chegou às meias-finais da competição europeia, encontra-se no terceiro de 11 grupos, juntamente com a Lituânia, Estónia e Suécia, vencedora do evento em 2012.

Cerca de três semanas após a final do 12.º Europeu (31 de agosto), que coroou a França como campeã europeia de sub-19, ao vencer a Inglaterra no prolongamento, 44 seleções iniciam sábado o primeiro torneio de apuramento para o Europeu do próximo ano.

Apenas os vencedores dos 11 grupos têm assegurada a passagem à segunda fase, que irá ser disputada entre 05 e 10 de abril de 2014.

A Noruega acolhe a fase final entre 15 e 24 de julho e está isenta da qualificação, enquanto os cabeças-de-série Alemanha, Inglaterra e Espanha só entram na segunda fase de apuramento, entre 05 e 10 de abril de 2014, recebendo a companhia dos 11 vencedores dos grupos e os dez melhores segundos classificados, onde sete seleções vão garantir a qualificação para a fase final.

O primeiro jogo de Portugal está agendado para sábado, com a Lituânia, para as 16h00 locais (14h00 portuguesas), no Estádio Marijampoles.

Dois dias depois, a equipa das “quinas” defronta a Estónia e a 26 de setembro é a vez de medir forças com a Suécia.