A seleção portuguesa de futebol feminino de sub-17 quer surpreender e apurar-se para o Europeu da categoria, que se disputa no final do ano em Inglaterra.

Esta quinta-feira, no lançamento da Ronda de Elite, onde se vai definir o apuramento para a fase final do Europeu, a diretora da Federação Portuguesa de Futebol Mónica Jorge sublinhou que o mais importante para as sub-17 nacionais «é crescer e fazer melhor», uma vez que estão a fazer a estreia internacional.

«Mas, se conseguirmos o apuramento, melhor ainda. Esperamos que seja possível aqui mais um feito histórico da nossa seleção», frisou Mónica Jorge.

Portugal defronta a Dinamarca, s 15 de outubro, em Fátima, a Itália, dia 17, em Torres Novas, e a República Checa, dia 20, também em Torres Novas.

Para a selecionadora Susana Cova a prioridade é desenvolver a qualidade do futebol apresentado, mas acredita que a equipa pode terminar em primeiro lugar do seu grupo e estar em Inglaterra.

«O nosso objetivo principal é desenvolver a qualidade do futebol apresentado. Esperamos ser uma surpresa agradável para o público que não conheça o desempenho das nossas seleções jovens», explica Susana Cova.

Nesta Ronda de Elite participam 24 equipas. Portugal defronta Dinamarca, Itália e República Checa e garante o apuramento se vencer o seu grupo ou for o segundo melhor classificado entre todos os grupos.

«Vamos defrontar equipas que não são nada fáceis. Os dois primeiros jogos são mais semelhantes. O último, com a República Checa, é com uma equipa com um jogo mais direto. As outras gostam mais de construir», descreve a selecionadora.

A técnica nacional afirma que as sub-17 estão a «aprimorar processos de jogo» de modo a que a equipa «seja cada vez mais forte» para «criar mais dificuldades» aos adversários.

"Tudo foi pensado a longo prazo, acreditando que chegávamos aqui. Agora estamos mais perto da fase final da construção do modelo de jogo", sublinha Susana Cova.

A "capitã" de equipa, Nadine Cordeiro, confessa que as jogadoras portuguesas já comentaram a possibilidade de estarem na fase final do Europeu logo à primeira tentativa da seleção.

"Mas preferimos pensar jogo a jogo. Vamos dar o nosso melhor para conseguir os nossos objetivos. Estamos cada vez mais unidas", revela.