A médio Josephine Monteiro sonhava vestir a camisola da Noruega, mas um “email” do pai "colocou-a" na seleção portuguesa de futebol feminino de sub-17 e agora, nas vésperas de disputar o Europeu da categoria, já sabe cantar “A Portuguesa”.
«Começou com um ‘email’ do meu pai para a seleção portuguesa e enquanto estava de férias no verão fui convidada para vir fazer um treino aqui [em Rio Maior], mas a professora [Susana Cova] quis ver-me mais vezes, por isso vim para um novo estágio e no último dia fui convocada para o primeiro torneio de qualificação, disputado em Israel», explicou Josephine Monteiro, de 15 anos, em declarações à agência Lusa.
A iniciativa do pai, português, fez com que a jogadora dos noruegueses do FK Lyn, optasse pela equipa das “quinas”, tendo integrado as convocatórias para as duas fases de qualificação para o Europeu, e está a despertar a “portugalidade” em Josephine Monteiro.
«É fantástico. Não esperava jogar por Portugal. O meu sonho era jogar pela seleção da Noruega, mas é espetacular. As minhas colegas são muito simpáticas e estão a ensinar-me português. Já sei dizer o meu nome em português, mas tenho aprendido sobretudo a linguagem futebolística. Estou a aprender aos poucos, mas com o tempo vou lá. Sinto-me muito mais portuguesa agora do que antes», sublinhou.
Antevendo a estreia lusa em fases finais de Europeus, frente à Áustria, na terça-feira, em Telford, a Itália, a 29 de novembro, em Hinckley, e a anfitriã Inglaterra, a 02 de dezembro, em Burton, Josephine Monteiro promete empenho.
«Esperamos ir o mais longe que pudermos e mesmo que não consigamos ficar entre os três primeiros, que vão ao Campeonato do Mundo de 2014, na Costa Rica, não haverá problema, porque teremos a consciência de que demos o nosso melhor e trabalhámos para chegar o mais longe possível», referiu.
A jogadora natural de Lorenskog tem sido opção para a selecionadora Susana Cova, que já a utilizou em quatro jogos de qualificação, sempre a partir do banco, por isso, a luso-norueguesa ainda sonha com a estreia no “onze” luso.
«Tenho trabalhado e seria ótimo estar entre as titulares para ouvir o hino nacional no terreno de jogo, mas o mais importante é o que tenho aprendido e o que faço nos treinos para ser uma melhor jogadora», frisou.
Josephine Monteiro garantiu já saber o hino nacional, enaltecendo, mais uma vez, a colaboração das companheiras de seleção: «Sim, eu sei. Demorei algum tempo a aprender, mas já a conheço e estou a aprender também outras músicas que nós cantamos antes dos jogos».