A seleção portuguesa feminina de futebol de sub-19, já com lugar assegurado na Ronda de Elite, perdeu hoje com a Rússia por 1-0, no último jogo do Grupo 8 de qualificação para o Europeu.

Em Nelas, num embate entre duas formações que haviam somado goleadas nas dias primeiras rondas, as russas foram mais fortes, impondo-se, sobretudo, em termos físicos.

A primeira oportunidade de real perigo aconteceu aos seis minutos, com Chernova a não conseguir a emenda vitoriosa, na sequência de um cruzamento da direita da “capitã” Chernomyrdina.

As jovens portuguesas pareceram algo surpreendidas com a pressão alta das russas nos primeiros instantes, mas reequilibraram de imediato as forças no meio campo, demonstrando que sabiam ao que vinham.

Mas, foi num lance em que as jovens russas procuraram não deixar sair as portuguesas a jogar que ganharam o canto que decidiu o jogo. Andreeva bateu na direita e a central Belomyttseva, muito forte fisicamente, marcou de cabeça.

Depois, Portugal tentou, em ataque apoiado, chegar próximo da baliza contrária, mas o setor defensivo da Rússia mostrou sempre muita segurança. E, em contra-ataque, as russas iam criando perigo, nomeadamente por Tatiana Beleza.

Num desses lances, Andreeva, isolada, podia ter aumentado a vantagem, valendo a saída oportuna da guarda-redes portuguesa.

Na segunda parte, as portuguesas demonstraram muita vontade, mas as russas foram encontrando sempre forma de controlar as investidas lusas.

No banco, José Paisana refrescou o lado esquerdo do ataque, com Carolina Ferreira, e foi Andreia Norton que criou a melhor oportunidade lusa, mas o remate foi para as mãos Ananyeva.

Ainda assim, a Rússia também podia ter aumentado a vantagem, com Andreeva desperdiçar uma boa oportunidade, isolada.

A 10 minutos do fim, contrariedade para Portugal, com a guarda-redes Tatiana Beleza a sair lesionada. Nos descontos, a Rússia ainda criou algumas jogadas de perigo.