A seleção portuguesa de futebol sub-17 feminino falhou hoje o apuramento para o Europeu da categoria, ao perder por 4-1 com a Islândia na terceira jornada do grupo 6 da ronda de elite.

Com o apuramento dependente de uma conjugação de resultados e de uma goleada sobre as islandesas, a seleção lusa chegou ao intervalo a vencer por 1-0, depois de Andreia Faria ter inaugurado o marcador aos 28 minutos, na Cidade do Futebol, em Oeiras.

No segundo tempo, um ‘hat-trick’ de Alexandra Johannsdóttir, que marcou aos 59, 67 e 73 minutos, e um golo de Jane Jónsdóttir (66) ditaram o triunfo das islandesas, que terminam o grupo na segunda posição, atrás da Espanha.

A seleção da Islândia pode ainda conseguir marcar presença na fase final do Euro2017, que decorrerá na República Checa, caso seja a melhor segunda classificada de todos os grupos da ronda de elite.

A seleção lusa fecha a sua participação no grupo 6, que se jogou em Portugal, com duas derrotas - frente à Espanha (6-1) e à Islândia – e um empate, sem golos, com a Suécia.

Além da República Checa, anfitriã do evento, e da Espanha, que venceu o grupo 6, vão disputar o Euro2017 as seleções de Inglaterra, França, Holanda, Noruega e República da Irlanda.

A estas sete equipas vai juntar-se o melhor segundo classificado de todos os grupos.