A seleção portuguesa feminina de sub-19 em futebol, já sem hipóteses de se qualificar, empatou hoje com a Eslovénia a uma bola e garantiu o terceiro lugar do grupo 3 da Ronda de Elite de apuramento para o Europeu.

Portugal marcou primeiro, por Neuza Besugo, aos 24 minutos, mas um golo de Kolbl no primeiro minuto dos descontos da segunda parte roubou os três pontos à formação lusa, que ainda viu Ana Oliveira ser expulsa aos 90+2.

Depois de duas derrotas nas primeiras duas jornadas, com França (3-1) e Holanda (5-0), Portugal garantiu o terceiro lugar no Grupo 3 devido à diferença de golos face à congénere eslovena.

Igual critério de desempate foi necessário para decidir o apuramento da Holanda, que empatou (0-0) com a França e carimbou o passaporte para o Euro sub-19 de 2017, a ser disputado em agosto na Irlanda do Norte.

“Foi um jogo um pouco ingrato porque sofremos um golo em tempo de descontos por demérito nosso”, explicou no final do jogo a selecionadora, Susana Cova, que viu Portugal “por cima do jogo” na primeira parte, faltando na etapa complementar “alguma clarividência que também se explica pelo facto de só oito das 20 jogadoras terem jogado anteriormente a Ronda de Elite”.

A responsável pelas sub-19 realçou ainda que a equipa não está satisfeita porque não conseguiu a qualificação, ainda que sublinhe que as duas derrotas sofridas aconteceram com as últimas campeãs europeias do escalão.

“Não podemos nunca estar satisfeitos porque não conseguimos a qualificação. Temos de analisar friamente a nossa prestação na Ronda de Elite, corrigir os erros que detetarmos e continuar a evoluir para sermos melhores”, rematou.