A internacional Mónica Mendes está confiante nas possibilidades de a seleção portuguesa de futebol feminino, integrada no grupo 5 de apuramento, se apurar para o Mundial do Canadá de 2015.

«A este nível todos os jogos são difíceis e nós não esperamos facilidades. A vitória contra a Grécia foi uma grande motivação, porque, apesar do resultado, elas têm uma boa equipa. Mas nós estivémos no nosso dia e esperemos que futuramente seja igual», disse a jogadora, atualmente a jogar na Universidade do Texas Brownsville (UTB).

Mónica Mendes diz que as expetativas de todas as jogadoras são grandes e acredita que a equipa vai aproveitar o estágio para evoluir e estar a 100 por cento nos jogos que se avizinham contra Holanda e Noruega.

A experiência nos Estados Unidos está a ser muito proveitosa para a defesa esquerda de Portugal, que salienta a competitividade do campeonato universitário americano.

«O que eu vejo lá é que os níveis competitivos são um pouco mais elevados. Apesar de jogar ainda a nível universitário, o futebol é levado mais profissionalmente. Temos muito suporte técnico e não só, o que é muito bom porque uma jogadora quando evolui individualmente acaba por ajudar o coletivo», afirmou.

As declarações da internacional portuguesa, que além de futebolista é também campeã nacional, europeia e mundial de karaté, foram feitas antes do primeiro de sete treinos que a equipa feminina vai realizar em Rio Maior para preparar o duplo compromisso da seleção lusa feminina, a contar para o grupo 5 da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2015, que vai decorrer no Canadá.

Portugal joga no sábado, 26 de outubro, às 16h00, no Estádio Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia, e na quinta-feira, 31 de outubro, às 19h30, defronta a Bélgica, no Estádio Olímpico de Antuérpia.