A seleção portuguesa de futebol feminino iniciou hoje, em Rio Maior, um estágio de cinco dias para preparar o duplo compromisso de apuramento para o Mundial2015, no Canadá, frente a Holanda e Noruega.

Depois da entrada com o pé direito nesta fase de qualificação com uma vitória folgada na Grécia, por 5-1, o selecionador nacional, António Violante, está confiante numa boa prestação nestes dois jogos, mas mostra-se também consciente que Holanda e Noruega são adversárias de outro valor.

«A Holanda é uma equipa muito forte, que esteve o ano passado na fase final do Campeonato da Europa, mas nós vamos tentar fazer o melhor possível e batermo-nos de igual para igual. Temos os pés bem assentes na terra e temos clara noção do valor da Noruega, da Bélgica e da Holanda, que são equipas fortes e que nos colocam muitos problemas, que nós procuraremos resolver e, sobretudo, aproximarmo-nos do valor dessas equipas», afirmou António Violante na concentração em Rio Maior.

O selecionador diz que o maior objetivo para este ano é «continuar a tentar que a equipa cresça e melhore em cada treino e em cada jogo», e considera que a goleada à Grécia é sinal disso mesmo.

«A equipa está a evoluir e contra a Grécia, para além do bom resultado, fizemos também um bom jogo e uma boa exibição», analisa.

O apuramento da seleção feminina de sub-17 para a fase final do Europeu é motivo de orgulho também entre as seniores e António Violante diz que «a família do futebol feminino vibra e sabe a importância que tem para estas jogadoras estar na fase final do Europeu», onde já esteve várias vezes com as equipas masculinas.

«Não sei se vai haver ‘Cristianas Ronaldas’ ou não mas o que esperamos é que as coisas vão acontecendo com normalidade, com empenho e com trabalho. Temos de, em comum, treinadores dos clubes e das seleções, fazer crescer estas jogadoras e elas estão a dar mostras do que são capazes», acrescenta o selecionador, para quem a saída de jogadoras para outros países tem ajudado a aumentar a competitividade.

O estágio começou com duas alterações forçadas. António Violante viu-se obrigado a chamar Margarida Marques (Ouriense), e Mafalda Marujo (CF Benfica), para os lugares da lesionada Laura Luís (Duisburgo) e de Ana Leite (SG Essen-Schonebeck), que não vai poder dar o contributo à equipa por obrigações escolares.

Este duplo compromisso da seleção sacional A feminina está inserido no Grupo 5 da fase de qualificação para o Campeonato do Mundo de 2015, que vai decorrer no Canadá.

Portugal joga sábado, 26 de outubro, às 16h00, no Estádio Dr. José Vieira de Carvalho, na Maia, e na quinta-feira, 31 de outubro, às 19h30, defronta a Bélgica no Estádio Olímpico de Antuérpia.