O selecionador português de futebol feminino, António Violante, está confiante numa vitória sobre a Albânia, mas admitiu que a qualificação para a fase final do Campeonato do Mundo de 2015 está dependente de uma “situação astral extremamente favorável”.

“Estamos confiantes que vamos poder fazer um bom jogo e vamos fazer tudo para ganhar, mas não podemos contar com facilidades”, disse António Violante em declarações difundidas pelo sítio oficial da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) na Internet.

O selecionador nacional considerou que a Albânia é um “adversário complicado, pela forma como se organiza defensivamente”, antevendo também algumas dificuldades motivadas pelo mau tempo e o estado do relvado do Estádio Municipal de Abrantes, palco do jogo de quarta-feira, com início às 19h30 horas.

António Violante reconheceu que o percurso na fase de qualificação para o Mundial de 2015 foi “um pouco irregular”, uma vez que após o triunfo por 5-1 na estreia, na Grécia, sofreu duas derrotas pesadas, frente à Holanda, por 7-0, e à Bélgica, por 4-1, resultados que não são “condizentes com o valor da equipa”.

“Temos de ser realistas. Estamos longe das três equipas acima de nós no ‘ranking’, a Bélgica, a Holanda e a Noruega. Sonhar, podemos sonhar, mas se pusermos os pés bem assentes na terra, se olharmos para aquilo que têm feito em campo é evidente que são equipas que nos são superiores”, observou.

A diferença de valor para as principais favoritas, que se reflete na classificação, levou o treinador a dizer que o apuramento para a fase final do Campeonato do Mundo só será possível “com uma situação astral extraordinariamente favorável”.

Portugal ocupa a quinta e penúltima posição do grupo 5 europeu de qualificação, apenas à frente da Grécia, em igualdade pontual com a Albânia, quarta classificada, a seis pontos das três equipas que lideram a “poule”: Bélgica, Holanda e Noruega.