Francisco Neto foi apresentado na sede da FPF como novo selecionador de futebol feminino de Portugal. O ex-técnico da Seleção de Futebol de Sub-20 de Goa, medalha de Ouro nos recentes Jogos da Lusofonia, quer dar continuidade ao trabalho desenvolvido por António Violante e aproximar Portugal das grandes seleções Mundiais.

"Este é um projeto ambicioso, que vai desenvolver o futebol feminino. É ambicioso e não poderia ser de outra forma, foi assim o meu projeto em Goa e sei que todos juntos, FPF, clubes, associações, escolas e técnicos, com todos no mesmo caminho, as coisas serão mais fáceis", declarou o novo selecionador que entra em campo já este sábado, na Algarve Cup.

"A prioridade agora é entrar sábado no Mundialito do Algarve onde queremos dar continuidade ao trabalho desenvolvido pelo Professor António Violante e começar a dar o nosso cunho pessoal. Com a nova equipa técnica da seleção A, queremos reduzir a diferença que temos em relação às grandes seleções mundiais, aumentar a nossa qualidade  para sermos cada vez mais competitivos. Mas para isso temos de ter essas iniciativas que estão delineadas no Plano Estratégico que irá ser apresentado no próximo congresso sobre futebol feminino", afirmou.

Apesar de jogar em casa, no Algarve, a prioridade da nova estrutura técnica na prova é ganhar experiência internacional.

"Vamos defrontar três equipas fortes. A Áustria, a Rússia e a Coreia do Norte. Serão jogos competitivos e é neste universo que temos de competir e sermos cada vez mais fortes. Queremos crescer num universo de dificuldades. Não prometemos vitórias mas sim trabalho sério e sermos cada vez mais competitivos", disse Neto.

A seleção portuguesa de futebol feminina ainda alimenta esperanças de se qualificar para o próximo Mundial, apesar de saber que não depende de si. Neto quer ir passo a passo para depois fazer as contas.

"Esta seleção é nova, foi remodelada, neste sentido, é necessário dar mais competitividade às jogadoras. Sobre o apuramento ao Mundial, vai ser jogo a jogo, fazer o nosso melhor em cada partida e, se as coisas correrem bem, não iremos deixar de procurar ter sucesso em todos os jogos. Mas aquilo que queremos é reduzir a diferença em relação às potências do futebol feminino mundial", concluiu o novo selecionador português de futebol feminino.

A nova equipa técnica é formada ainda por Rui Silva, treinador de guarda-redes, Marisa Gomes que transita do anterior elenco. Mónica Jorge continua a coordenadora das seleções.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.