Algarve Cup

03-03-2014 12:51

Portugal estreia Francisco Neto e sonha com o 5.º lugar

A 21.ª edição da Algarve Cup realiza-se de 05 a 12 de março em cinco estádios da região.
Portugal estreia Francisco Neto e sonha com o 5.º lugar

Por SAPO Desporto sapodesporto@sapo.pt

A seleção portuguesa de futebol feminino parte para a 21.ª edição da Algarve Cup a “sonhar” com o tão ambicionado quinto lugar, numa prova que irá também marcar o início de um novo ciclo liderado por Francisco Neto.

O novo selecionador nacional, que substituiu António Violante, vai estrear-se no comando da formação das “quinas” neste Mundialito, que decorre entre 05 e 12 de março, e terá pela frente Áustria, Rússia e a polémica Coreia do Norte, que promete ser o adversário mais complicado no Grupo C.

A seleção asiática chega ao Algarve numa altura em que está banida de participar no Mundial2015, no Canadá, devido a várias jogadoras terem acusado doping no último Campeonato do Mundo, realizado em 2011 na Alemanha.

Aos 32 anos, Francisco Neto, antigo treinador de guarda-redes, “pega” na seleção feminina numa altura em que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) assumiu o objetivo de querer ver a equipa mais perto das melhores equipas mundiais e melhorar o 41.º lugar que ocupa atualmente no ranking FIFA.

Neto foi o escolhido da FPF para este novo ciclo, depois de recentemente ter conquistado a medalha de ouro com a seleção sub-21 de Goa nos últimos Jogos da Lusofonia.

Para já, o primeiro teste do novo selecionador será tentar melhorar o sétimo lugar alcançado por Portugal na Algarve Cup de 1996, 1998 e 1999, uma tarefa que promete ser difícil.

No Grupo C, a formação lusa estreia-se frente à Áustria, a 05 de março, um adversário que, apesar do 29.º lugar que ocupa no ranking, já foi no passado derrotado por Portugal.

Mais complicado será o confronto, na segunda jornada, com a Rússia, um adversário que Portugal nunca bateu, e, na ronda seguinte, com a Coreia do Norte, uma seleção que é a décima classificada do ranking.

Será mesmo a primeira vez que Portugal irá defrontar a equipa asiática, numa competição que o máximo que Portugal poderá ambicionar é o quinto lugar, visto que as primeiras posições são sempre disputadas pelas equipas com melhores rankings.

A 21.ª edição da Algarve Cup realiza-se de 05 a 12 de março em cinco estádios da região.

Conteúdo publicado por Sportinforma com Lusa