O selecionador português de futebol feminino admitiu esta terça-feira que o jogo frente à Coreia do Norte, na Algarve Cup, vai ser "muito difícil", mas garantiu que é um desafio importante para o crescimento da equipa.
"Aquilo que nós sabemos do futebol asiático é que são equipas muito rápidas, muito fortes tecnicamente e taticamente bastante evoluídas, por isso vai ser um jogo muito difícil para nós", admitiu Francisco Neto, à margem da conferência de imprensa de apresentação do Mundialito, que reuniu os selecionadores das 12 equipas.
A partir de quarta-feira disputa-se no Algarve a XXI Algarve Cup, a terceira prova mais importante do futebol feminino a nível mundial, na qual Portugal jogará no grupo C, com a Coreia do Norte, a Rússia e a Áustria.
O selecionador nacional considera que o jogo com a seleção asiática vai criar novos estímulos à equipa, por ser um desafio em termos táticos, o que vai ao encontro das expectativas que tem relativamente à sua estreia como selecionador naquela prova.
"A nossa principal preocupação é ter este tipo de jogos, ter esta oportunidade de poder estar no meio de grandes equipas", afirmou, sublinhando que quando se tem uma equipa nova, o objetivo é "continuar a evoluir e começar a reduzir a diferença competitiva" que ainda existe face às "grandes equipas do 'top' europeu e mundial".
Francisco Neto mostrou-se confiante no desempenho das atletas que compõem a seleção nacional, cuja média de idades é "bastante baixa", afirmando que a equipa está "com vontade" para defender as cores do país.
"Estamos a iniciar um processo, um novo ciclo e a nossa ideia é que é através deste tipo de competições que podemos evoluir", concluiu.
A Algarve Cup contará com as presenças da melhor jogadora do mundo em 2013, a guarda-redes germânica Nadine Angerer, e da melhor treinadora do mundo, a alemã Silvia Neid.
O grupo A é composto por Alemanha, Noruega, China e Islândia, enquanto o grupo B integra Estados Unidos, Japão, Suécia e Dinamarca.
Portugal estreia-se com a Áustria na quarta-feira, no Estádio da Belavista, no Parchal (Lagoa), onde volta a jogar com a Rússia, na sexta-feira, estando a partida com a Coreia do Norte marcada para segunda-feira, 10 de março, no Estádio Algarve.