A seleção moçambicana de futebol galgou dez lugares no ranking das melhores seleções do mundo. Os Mambas são 107º colocados e estão cada vez mais pertos do top-100, de acordo com a atualização feita hoje pela FIFA.

Para esta subida muito contribuíram os resultados positivos conseguidos no mês de Junho: a vitória frente ao Vietname em jogo amigável, e os empates em Maputo com o Zimbabué, de apuramento ao Mundial´2014, e Tanzânia, este último decido nos penalties a favor de Moçambique e que garantiu a passagem a última eliminatória de acesso ao CAN´2013.

A nível africano, Moçambique é 28º e é também o terceiro a nível dos PALOP, atrás de Cabo Verde que é 79º e Angola que está na 85ª posição. Em relação aos adversários de Moçambique para o Mundial´2014, o Egito é 42º colocado, seguido da Guiné Conacri que é 75º e do Zimbabué, na 100ª posição.

O ranking continua a ser liderado pela Espanha, que reforçou a sua posição. Alemanha e Uruguai ocupam os outros lugares do pódio. Portugal subiu cinco lugares e é quinto, à frente de Itália, Argentina, Holanda e Croácia e Dinamarca, que são as outras equipas dentro do top-ten.

Destaque para a selecção brasileira que pela primeira vez não está na lista das 10 melhores selecções do mundo. A selecção canarinha está na 11ª posição.

Entre subidas e descidas no ranking, realce para o Taiti que subiu 41 lugares e para a Bolívia que subiu 27 posições. Do lado oposto, há a registar as quedas das Ilhas Faroé que perderam 33 lugares. São Tomé e Príncipe e Quénia também perderam 14 posições na tabela das melhores selecções do Mundo.