Está tudo a postos para a seleção nacional de futebol de Moçambique, “mambas”, defronte este domingo pelas 15h a sua congénere do Marrocos, em partida a contar para a primeira mão da última eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações, a decorrer em 2013 na África do Sul.

O jogo é de capital importância, pois Moçambique vai procurar chegar a um resultado que lhe permita abordar o jogo da segunda mão com tranquilidade e cumprir o objetivo de voltar a disputar um CAN, competição na qual esteve presente pela última vez em 2010, na prova disputada em Angola.

Os orientados pelo alemão Gert Engels estão avisados do poderio do seu adversário que está em Maputo sem duas das principais unidades, nomeadamente Zacaria Labiad, jogador do Sporting de Portugal, e Chamakh, avançado do Arsenal que não viajou com os restantes companheiros da seleção marroquina para Moçambique por ter contraído um vírus, até agora não identificado.

Os “mambas” estão na sua máxima força e ao longo desta semana preparam-se com treinos bi-diários que decorreram nos relvados sintéticos do Costa do Sol e do Estádio da Machava, este último que volta a acolher um jogo oficial dos “mambas”.

O médio Simão Mate Júnior a ctuar no Shandong Luheng da China foi o último a juntar-se ao grupo de trabalho estando completamente integrado, esperando-se que seja uma mais-valia para que a seleção moçambicana atinja os seus objetivos.

O público prepara-se para levar a “onda vermelha” a inundar o Vale do Infulene, sendo que os bilhetes para este jogo estão a ser vendidos a bom ritmo, aos preços de 200 meticais para a bancada central sombra e 100 meticais para o sol e topos (5.42 euros e 2.72 euros).

Apesar do tempo nublado acompanhado pela queda de chuvas, espera-se que o sol possa abrir na manhã e tarde de domingo, para que o ambiente seja ótimo para o público que queira marcar presença no Estádio da Machava para puxar pelos jogadores moçambicanos.

A lista dos 24 convocados é a seguinte: Manelito I, Manelito II, João Mazive e Rúben (Costa do Sol); Acácio, Gabito, Hélder Pelembe e Kito (Maxaquene); Clésio, Diogo, Kampango, Pinto e Whisky (Ferroviário de Maputo); Telinho, Miro, Sonito e Aguiar (Liga Muçulmana), Reinildo (Ferroviário da Beira); Sidique (Desportivo de Maputo); Simão Mathe (Shandong Luheng); Jerry (Oeiras); Dominguez (Mamelodi Sundowns); Jumisse (Vaslui); Mexer (Nacional).