A seleção moçambicana de futebol alcançou uma preciosa vitória diante do Marrocos por 2-0 em partida a contar para a terceira e última eliminatória de acesso ao Campeonato Africano das Nações a ter lugar na África do Sul, em 2013.

Os golos de Moçambique foram apontados por Miro, aos 73 minutos, e Dominguez, no período de compensação, numa partida em que Dominguez “abriu o livro” e o caminho para vitória com uma exibição de encher o olho. O “Puto Maravilha”, como é tratado pelos adeptos moçambicanos, esteve envolvido nos dois golos e foi a unidade mais produtiva na equipa orientada pelo alemão Gert Engels.

Os “mambas” já estão a pensar no jogo da segunda mão que terá lugar entre os dias 12 e 14 de outubro próximo em Rabat, Marrocos, sendo que o combinado nacional parte esta noite com destino a Nelspruit, na África do Sul, aonde na próxima terça-feira vai realizar um jogo amigável como os “Bafana Bafana”.

O filme do jogo
Como lhe competia, Moçambique entrou ao ataque com Dominguez a ser o jogador que conduzia as iniciativas ofensivas, que tinham na dupla Jerry e Clésio como os mais adiantados e que procuravam incomodar a dupla de centrais contrárias.

O primeiro remate de grande perigo pertenceu a Miro que da ala esquerda tirou um canhão ao qual o guardião Marroquino desviou com uma palmada para canto, numa altura em que o estádio da Machava preparava-se para gritar golo.

 Marrocos assustou aos 36 minutos na sequência de um livre próximo da grande-área, obrigando a Kampango a esticar-se para desviar para canto.

As duas equipas recolheram ao intervalo com um nulo, numa primeira parte onde os “mambas” tiveram maior posse de bola e foram a equipa que mais rematou  à baliza contrária, sem contudo conseguir acertar no alvo.

No reatamento e os 63 minutos Dominguez, qual maestro em campo, trabalha bem e serve a Telinho que remata frouxo para a defesa do guarda-redes marroquino.

Aos 73 minutos, Dominguez volta a bailar, tirando um adversário do caminho e fazendo um centro precioso para os pés de Miro que remata para o fundo da baliza de Qinani, para explosão de alegria do público moçambicano.

Marrocos reagiu e procurou chegar ao empate e esteve próximo de o conseguir aos 89 minutos, com Hamdaoui a ter uma boa oportunidade para visar a baliza de Kampango, mas o seu remate acabou saindo ao lado para o susto dos moçambicanos que estavam no Vale de Infulene.

Já no período de compensação, Moçambique beneficia de um livre pela esquerda ao qual o guarda-redes Qinani acaba fazendo uma defesa incompleta, aparecendo Dominguez a roubar o esférico e a atirar para o fundo da baliza fazendo o 2-0, levando a Machava a euforia total.

Moçambique soube controlar a partida até ao apito final do árbitro queniano Sylvester Kirwa, garantido uma preciosa vantagem para o jogo da segunda mão que terá lugar entre os dias 12 e 14 de Outubro próximo no Marrocos.

Ficha de jogo
Estádio da Machava, com cerca de 20 mil espectadores
Moçambique: Kampango, João Mazive, Mexer, Gabito e Miro; Manuelito I, Simão, Dominguez e Kito; Jerry e Clésio (Telinho, ao 57 minutos).
Suplentes: Pinto, Manuelito II, Whisky, Diogo, Ruben e Telinho.
Treinador: Gert Engels
Marrocos: Qinani; Soulaimani, Berdiah, Benmalen, Taarad, Hamdaoui, Belhanda, Berrada, Kharja, Boussofa e Lamyaghri;
Suplentes Utilizados: Fatah
Treinador: Eric Gerets
Árbitro: Sylvester Kirwa, auxiliado por Peter Kiereini e Peter Sabatia (todos do Quénia). Quarto árbitro: Thomas Onyango (Quénia)
Comissário do Jogo: Maxwell Ntonga (Malawi)
Acção disciplinar: cartão amarelo para Simão (40 minutos), Hamdaoui (56 minutos), Suleimane (67 minutos).