Três seleções que falam a língua portuguesa podem marcar presença na fase final do Campeonato Africano das Nações. Angola, Cabo Verde e Moçambique vão tentar este fim-de-semana o apuramento ao CAN2013.

Cabo Verde joga fora com os Camarões, depois da vitória por 2-0 em casa. Tal como Moçambique, que entra em campo este sábado para defender o resultado de 2-0 frente a Marrocos, conseguido em Maputo.

Angola é, dos três, aquele com tarefa mais complicada. Os "palancas negras" perderam na primeira mão em Harare por 1-3 frente ao Zimbabwe. Mas a equipa de Gustavo Ferrin tem futebol e qualidade para dar a volta ao resultado e eliminar a formação do Zimbabwe.

Faizal Sidat quer os "irmãos" no CAN2013

O Presidente da Federação Moçambicana de Futebol, Faizal Sidat, gostaria de ver os três representantes dos PALOP no CAN´2013. Em declarações exclusivas ao SAPO Desporto, Faizal Sidat expressou o desejo de ver Cabo Verde, Angola e Moçambique no Campeonato Africano das Nações, o que seria algo inédito.

O líder federativo moçambicano afirmou que não faltaria apoio a Angola e Cabo Verde, uma vez que os moçambicanos residentes na África do Sul iriam apoiar os "irmãos" dos PALOP, além dos próprios moçambicanos, caso as seleções cabo-verdiana e angolana fiquem perto das fronteiras com Moçambique.

Faizal Sidat adiantou mesmo que Moçambique estaria disponível a fazer encontros amigáveis com os países irmãos, tendo inclusive colocando à disposição de Angola e Cabo Verde a utilização das novas instalações desportivas do país para preparar o CAN2013.

Moçambique joga este sábado com Marrocos, enquanto Cabo Verde e Angola defrontam no domingo, Camarões e Zimbabwe, respetivamente.