A seleção moçambicana de futebol foi esta noite afastada do Campeonato Africano das Nações ao ser derrotada de forma humilhante pela sua congénere do Marrocos por 4-0, não conseguindo segurar a vantagem de duas bolas alcançada a 9 de setembro no Estádio da Machava.

Com este resultado, os marroquinos conseguiram carimbar o passaporte para a África do Sul, com um agregado de 4-2, sendo que os “mambas” falham pela segunda vez consecutiva uma presença no CAN.

Filme do jogo

O combinado do Marrocos entrou a pressionar o último reduto de Moçambique, tendo em conta que estava em desvantagem e procurava a todo custo chegar ao golo. E como sinal do maior pendor ofensivo dos marroquinos, há a destacar três situações em que os atacantes da seleção da casa foram encontrados em posição irregular, prontamente sancionadas pela equipa de arbitragem.

O meio-campo moçambicano foi obrigado a redobrar os esforços, particularmente Simão Mate e Manuelito II que eram chamados para destruir as ações ofensivas dos contrários, que passaram a optar pela sua ala esquerda para gizar as suas iniciativas ofensivas, obrigando a maior atenção por parte de Zainadine Júnior que ocupava-se de defender a lateral direita dos “mambas”.

Aos 25 minutos Mexer falha de forma clamorosa deixando a bola a mercê do atacante marroquino El Arabi que, cara-a-cara com Kampango, acaba rematando para as nuvens, para a alegria dos moçambicanos.

Aos 38 minutos, cruzamento pela esquerda do ataque marroquino para a cabeça de Barrada que desvia para o fundo da baliza de Kampango, que pouco ou quase nada poderia fazer para evitar o golo dos donos da casa, resultado com que terminou a primeira parte.

Na segunda parte Gert Engels fez entrar Mahomed Hagi para o lugar de Jerry, trocando um avançado por um médio defensivo, tendo em conta que o jogador substituído estava a ser o elo mais fraco da equipa moçambicana.

Moçambique entrou bem na segunda parte, chegando a assustar a baliza de Nadir, mas foi  Marrocos que esteve quase a marcar aos 56 minutos quando Barrada viu o seu cabeceamento sair a alguns centímetros ao lado da baliza de Kampango.

Aos 63 minutos Miro ganha posição e antecipa-se ao atacante Marroquino no interior da grande área, tocando-lhe ligeiramente na face. O árbitro camaronês leva muito tempo para apitar e acaba assinalando grande penalidade, muito contestada por Miro que acaba vendo a cartolina amarela, a segunda, e consequente vermelho.O capitão Kharja foi chamado a cobrar e fê-lo com perfeição, apontando o segundo golo do Marrocos que empatava a eliminatória.

Pouco depois, Kampango acaba sendo substituído por queixas na coxa direita, tendo entrado para o seu lugar o guarda-redes Pinto. Paíto foi também lançado para o jogo, numa altura em que a pressão dos marroquinos aumentou.

Aos 85 minutos El Arabi acaba apontando o terceiro tento para os marroquinos, respondendo positivamente a um cruzamento da esquerdo, num cabeceamento que deixou Pinto sem reação e sem hipóteses para evitar a derrocada.

Quando estavam jogados quatro minutos de compensação, os marroquinos enterraram por completo as esperanças dos “mambas”, com Amrabat, em contra-ataque, a fazer o 4-0. Havia quatro jogadores de Marrocos para um de Moçambique, com o central Mexer incapaz de evitar o pior para os "mambas" que acabaram sendo afastados do CAN2013.

Ficha Técnica
Marrocos: Nadir; Bergdich, Adoua, Belakhdar e Benatia; Barrada, Belhanda, Kharja e Ahmadi; El Arabi e Aqal

Moçambique: Kampango, Zainadine, Mexer, Gabito e Miro: Manuelito II, Kito, Simão e Dominguez; Jerry (Momed Hagi, 45´) e Clésio
Suplentes: Pinto, João Mazive, Momed Hagi, Diogo, Hélder Pelembe e Ruben