A seleção de futebol de Moçambique continua fora das 100 melhores do mundo. Os "mambas" voltaram a descer no ranking FIFA e são agora 112º colocados, depois de perderem três lugares em relação ao mês de novembro. A nível africano, Moçambique é 34º.

É a pior classificação de Moçambique no ano de 2012, depois de ter entrado no top-100 em outubro, quando era 99º colocado. No seu historial no ranking FIFA, a 66ª posição foi o melhor lugar de sempre, conseguido em novembro de 1997. Em sentido oposto, o 134º posto que ocupava em setembro de 2006 continua a ser a pior classificação dos "mambas" no ranking.

A seleção moçambicana vive momentos complicados, depois de ter falhado o apuramento ao CAN2013 da África do Sul, após ser goleado por Marrocos por 0-4, depois da vitória por 2-0 em Maputo. Muitos adeptos têm pedido a saída de Faizal Sidat da Federação de Futebol, e também a demissão do selecionador Gert Engels.

Em comparação com os adversários no Grupo G de apuramento ao Mundial2014, o Egito é 41º, seguido da Guiné-Conacrki (60º) e do Zimbabué (101º).

Nesta atualização de dezembro, destaque para Portugal que perdeu três posições é está em 7º, da Colômbia que subiu três lugares e é 5º. A Espanha continua na liderança, seguido da Alemanha, Argentina, e Itália. Colômbia, Inglaterra, Portugal, Holanda, Rússia e Croácia fecham o top ten. A Costa do Marfim, 14º, é a melhor seleção africana do ranking FIFA.