O Presidente da Republica, Armando Guebuza, endereçou esta quinta-feira uma mensagem de encorajamento a selecção nacional de futebol por ocasião do CAN-Interno África do Sul-2014.

A mensagem será directamente entregue aos Mambas amanhã, sexta-feira, pelo Vice-Ministro da Juventude e Desporto, Carlos Sousa, que estará na Cidade do Cabo em representação do Governo moçambicano.

Eis na íntegra a mensagem do Presidente da República:

«A partir do dia 11 de Janeiro de 2014, a nossa bandeira multicolor flutuará, orgulhosamente, lado a lado com as das demais melhores selecções do Continente Africano, apuradas para esta grandiosa e prestigiada competição.

A presença da nossa Selecção Nacional de Futebol, OS MAMBAS é, indubitavelmente, reflexo da competitividade que caracteriza o Campeonato Nacional, o Moçambola, uma das maiores montras do nosso futebol, esteio da nossa unidade e moçambicanidade. Pelo mérito da conquista da sua própria participação no CAN interno, saudamos os atletas, treinadores, pessoal médico e dirigentes federativos que corporizam os Mambas e o maravilhoso Povo Moçambicano que acreditou e deu força a esta equipa de todos nós para lutar sempre para se auto-superar no seu empenho e desempenho. Saudamos ainda o espírito competitivo e de trabalho em equipa que está por detrás dos resultados que elevam o nome de Moçambique no futebol africano e de que todos nos orgulhamos. Fomos todos testemunhas das qualidades dos nossos Mambas, sobretudo, durante a fase de apuramento, através: da sua prestação auspiciosa; da galhardia com que os nossos jogadores lutaram, jogo a jogo; e do sentido de Pátria e de missão em que se inspiraram e com os quais brindaram a Nação Moçambicana através da sua qualificação.

A partir da noite de 11 de Janeiro de 2014, altura em que a nossa selecção nacional iniciará a sua participação no CAN-Interno, defrontando a anfitriã África do Sul, os corações dos 23 milhões de moçambicanos, do Rovuma ao Maputo e do Índico ao Zumbo irão fervilhar, entrelaçados pelo mesmo espírito: acompanhar com expectativa cada jogo e cada lance, apoiar e espevitar os nossos jogadores e vibrar com as vitórias que se aguardam, ansiosamente.

Interpretando o espírito nacional, fazemos votos que os nossos briosos jovens futebolistas saibam empenhar-se em busca do melhor resultado a nível individual e colectivo e para o maravilhoso Povo Moçambicano. Permitam-nos também saudar todos quantos contribuíram para que a nossa selecção estivesse hoje apta para encarar o CAN-Interno com a determinação que se lhe exige.
Muitos sucessos Mambas!»

Moçambique estreia-se este sábado na competição defrontado a selecção anfitriã, a África do Sul, partida marcada para as 18 Horas.