A seleção moçambicana de futebol vai usar fumos negros, como homenagem a Eusébio, nos jogos que disputar durante o Campeonato Africano interno, que arranca no sábado, na África do Sul, anunciou a Federação Moçambicana de Futebol (FMF).

Com esta iniciativa, os "mambas" pretendem homenagear Eusébio da Silva Ferreira, considerado o maior jogador da história do futebol moçambicano.

A FMF enviou cartas oficiais à Confederação Africana de Futebol (CAF) pedindo para que em todos os jogos que Moçambique disputar, Eusébio seja homenageado com um minuto de silêncio. A CAF ainda não se pronunciou, no entanto, a FMF espera uma resposta satisfatória.

A seleção estreia-se no sábado, na Cidade do Cabo, diante da África do Sul, na competição que é reservada a jogadores dos campeonatos africanos, excluindo as grandes vedetas que alinham, sobretudo, em clubes europeus.

Moçambique integra o grupo A, um dos mais difíceis da competição, que inclui ainda África do Sul, Nigéria e Mali.

Eusébio da Silva Ferreira nasceu a 25 de janeiro de 1942 em Lourenço Marques (atual Maputo), em Moçambique e morreu no domingo, às 04:30, vítima de paragem cardiorrespiratória.

Eusébio foi enterrado na segunda-feira no cemitério do Lumiar em Lisboa. Recentemente o parlamento português aprovou a transladação do seu corpo para o Panteão Nacional português.