O presidente da Comissão de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República (AR), José Ribeiro e Castro, enalteceu hoje a «excecional qualidade do desempenho» da seleção nacional de Sub-20 em futebol, «solidez coletiva e brio» com que representou o país.

Numa declaração pública, Ribeiro e Castro, que é também responsável pelas políticas de Juventude e de Desporto, exprimiu, em nome do Parlamento e de todos os cidadãos que se representam na AR, dos quais «milhões ficaram acordados até altas horas da madrugada» para seguir a final do Mundial em direto, «admiração e apreço pelo excelente desempenho» da seleção nacional de Sub-20, desempenho esse que «honrou o país».

«O sentimento comum dos portugueses é de enorme orgulho nesta brilhante seleção nacional de Sub-20», referiu Ribeiro e Castro, para quem a exibição da final foi, porventura, «a melhor da seleção» na competição, a qual «só não venceu», reconquistando o título mundial, por «falta de felicidade».

Ribeiro e Castro aproveita a ocasião para chamar a atenção para o «alto potencial» dos nossos escalões de formação e para as «oportunidades competitivas do mais alto nível», para as quais «estão naturalmente vocacionados».

Vai mais longe ao sustentar que os jovens desportistas portugueses devem constituir «a mais alta prioridade da política desportiva nacional» a todos os níveis, desde as «autoridade públicas aos clubes desportivos», sobretudo aqueles com «maiores responsabilidades pela sua dimensão e projeção».

Para aquele dirigente político, «o progresso do desporto nacional» também depende «em larga medida», tanto no futebol como noutras modalidades do desporto profissional, da «expetativa de que os jovens portugueses possam consolidar de que podem desenvolver em Portugal a sua vocação e o seu talento desportivos» com a garantia de que, «por razões comerciais, não são preteridos por outros e arredados do acesso direto e regular aos altos escalões competitivos do seu próprio país».

«Não chega felicitar, o exemplo destes jovens e da brilhante equipa técnica chefiada por Ilídio Vale merece ser bem retido por todos os dirigentes e responsáveis e ter a devida continuidade no futuro próximo», observa a concluir Ribeiro e Castro, convicto da necessidade de que todos «saibam estar à altura» do estimulante exemplo dado pela seleção portuguesa de Sub-20.

Portugal perdeu esta madrugada a final do Mundial de sub-20, em Bogotá, com a “canarinha” por 3-2 no prolongamento.