O avançado do SL Benfica foi o melhor marcador da seleção nacional no Mundial de Sub-20 ao apontar quatro golos, e a estrela mais cintilante da equipa orientada por Elídio Vale no torneio sul-americano.

Vencedor da Silver Ball, troféu atribuído ao segundo melhor jogador da competição, Nélson Oliveira viu confirmado o seu estatuto de grande esperança do futebol português num torneio onde Portugal começou como «outsider» frente a seleções mais cotadas no panorama internacional.

Natural de Barcelos, o avançado do SL Benfica confirmou na Colômbia que pode vir a ser um dos melhores jogadores portugueses no futuro. Nélson Oliveira foi um dos símbolos da designada "Geração Coragem" ao personificar a garra, o crer e a qualidade dos jogadores portugueses no torneio.

Com mais de 60 internacionalizações nos vários escalões da seleção nacional (sub16, sub17,sub19 e sub20), Nélson Oliveira conseguiu destacar-se no Mundial Sub-20 na Colômbia com a sua combatividade individual, instinto goleador, e irreverencia nos flancos.

Depois de uma época de grande nível no Paços de Ferreira, onde marcou 5 golos em 30 jogos, Nélson Oliveira precisava de um palco maior para brilhar, e foi na Colômbia que o avançado encarnado encontrou o cenário ideal para "explodir" para o futebol mundial.

Inserido numa equipa compacta sem muitos jogadores tecnicistas, Nélson Oliveira foi um jogador decisivo no ataque de Portugal. Muitas vezes pouco apoiado no ataque, o avançado português conseguiu segurar a bola para que toda a equipa conseguisse chegar à área do adversário.

Os quatro golos marcados no Mundial da Colômbia despertaram o interesse de vários clubes europeus no jovem avançado do SL Benfica. Com apenas 20 anos, Nélson Oliveira tem tudo para se afirmar como uma das referências do futebol nacional nos próximos anos. O próprio treinador dos sub-20 brasileiros, Ney Franco, não poupou elogios ao internacional português, considerando que Nélson Oliveira vai ser «o futuro titular no ataque do Benfica daqui a alguns anos».