A Turquia, que organiza o Mundial2013 de sub-20 de futebol, estreou-se hoje na competição com um confortável triunfo sobre El Salvador, por 3-0, enquanto Colômbia e Mexico desiludiram na primeira aparição.

Em Trabzon, o avançado Cenk Ahn foi a figura da partida ao marcar dois golos, aos 46 e 63 minutos, num triunfo turco que começou a ser construído aos nove, com um remate certeiro de Salih Ucan.

A Turquia assumiu a liderança isolada do Grupo C, beneficiando do surpreendente empate (1-1) da Colômbia frente a Austrália, num encontro em que os sul-americanos chegaram mesmo a estar a perder.

O médio Daniel de Silva colocou os “Socceroos” em vantagem, aos 46 minutos, mas Jhon Cordoba impediu a surpresa total, ao refazer a igualdade, aos 78.

No Grupo D, Jorge Rojas, avançado dos quadros do Benfica, marcou o golo do Paraguai frente ao Mali, aos sete minutos, depois de Niane ter dado vantagem aos africanos, aos três minutos, num encontro que terminou empatado a uma bola.

A Grécia aproveitou essa igualdade para assumir o comando do Grupo D, com uma vitória inesperada por 2-1 sobre o México, que há dois anos foi semifinalista da competição.

Um golo de Kolovos, a dois minutos do fim da partida, garantiu o triunfo dos helénicos, depois de Bouchalakis ter dado vantagem à sua equipa, aos 16, e Espericueta refeito a igualdade, aos 40.

No domingo, entra em ação o Grupo E, com os duelos Chile-Egito e Inglaterra-Iraque, e o Grupo F, que terá os jogos Nova Zelândia-Uzbequistão e Uruguai-Croácia.