A Espanha, mesmo sem jogar bem na vitória de hoje sobre o Gana (1-0), é a primeira seleção apurada para os oitavos de final do Mundial de sub-20 de futebol, na Turquia.

Portugal, vice-campeão na última edição, poderia também ter seguido o mesmo caminho, mas por duas vezes desperdiçou a vantagem que tinha sobre a Coreia do Sul e acabou empatado 2-2, adiando para a última jornada, no jogo com Cuba, a qualificação.

Com um golo de Jesé, aos 13 minutos, os espanhóis ficaram com os três pontos do triunfo em Istambul e garantem desde já um dos dois primeiros lugares do Grupo A, já que no outro jogo do dia os Estados Unidos surpreenderam a França e conseguiram o empate, 1-1.

A Espanha, uma das favoritas do torneio, lidera o grupo A com seis pontos, contra quatro da França - que ainda pode chegar ao primeiro lugar do grupo -, um dos Estados Unidos e ainda nenhum do Gana.

Yaya Sanogo, de grande penalidade, adiantou os "azuis" aos 48 minutos, mas os norte-americanos não baixaram os braços e chegaram ao empate, que ainda os mantém na corrida, aos 85, por Daniel Cuevas, jogador que já tinha desperdiçado uma grande penalidade.

Uma derrota de França com Espanha e uma vitória dos EUA sobre o Gana pode colocar os norte-americanos na ronda seguinte, tudo dependendo dos números da terceira jornada.

O Grupo B está menos definido, apesar de alguma vantagem, desde já, para Portugal, que lidera com quarto pontos, tantos quantos tem a Coreia do Sul. A Nigéria, que hoje bateu Cuba, por 3-0, tem três pontos e também depende de si.

Eliminada está a seleção cubana, próxima adversária de Portugal, na quinta-feira, e claramente a equipa menos forte do grupo.

Aladje, aos três minutos, fez o 1-0 para Portugal e Riu Seungwoo empatou, imediatamente antes do intervalo. Bruma fez o 2-1 para os lusos, a meia hora do fim, e Kim Hyun empatou o jogo de novo, aos 76.

Sem surpresas, a Nigéria chegou ao 3-0 com Cuba e apura-se se ganhar à Coreia do Sul. Hoje, Amina Umar, por duas vezes, e Abul Ajagun fizeram os golos.