A Ásia tem três países apurados para os quartos de final do Mundial de futebol de sub-20, prova em que é agora o continente mais representado, situação nunca antes vista numa competição deste nível.

No dia em que Portugal se despediu da prova, a decorrer na Turquia, com uma derrota algo consentida ante o Gana (3-2), o Iraque bateu o Paraguai por 1-0, no prolongamento, e a Coreia do Sul superou a Colômbia no desempate por grandes penalidades, juntando-se assim ao Uzbequistão, que já estava apurado.

Para os "quartos" do Mundial turco apurou-se hoje também o Chile, vencedor da Croácia por 2-0.

A Ásia tem mesmo garantido um dos semi-finalistas, já que o quadro dita o cruzamento entre os dois vencedodores dos jogos da noite de hoje, Coreia do Sul e Iraque. O vencedor desse jogo dos "quartos" jogará com Espanha ou Uruguai.

França-Uzbequistão e Chile-Gana são os outros jogos que se seguem no programa.

A grande surpresa do torneio continua a ser o Iraque, que na fase de grupos passou com distinção, ganhando ao Egito e Chile e empatando com Inglaterra. Hoje, em Antalya, a nova "vítima" foi o Paraguai, vice-campeão sul-americano.

Após 90 minutos equilibrados, o Iraque conseguiu o golo num lance algo fortuito, por Farhan Shakor, aos 94 minutos, quando pressionava mais o adversário, beneficiando da superioridade numérica em campo (expulsão de Sanabria, aos 80).

Em Trabzon, a Coreia do Sul apurou-se com grande sofrimento, sendo necessários nove remates para cada lado no desempate por grandes penalidades (8-7, após 1-1).

Os coreanos inauguraram o marcador aos 16 minutos, através Juhun Song, após o que se remeteram à defesa, primeiro a defender a vantagem e depois a segurar o empate, a que os sul-americanos finalmente chegaram, com justiça, já em descontos, por Juan Quintero.

O caudal ofensivo da Colômbia não deu mais golos e na "lotaria" dos penaltis os coreanos foram mais frios e "carimbam" a passagem para os "quartos", só falhando um remate em nove.

Antes, nos jogos da tarde, Portugal reagiu de uma desvantagem (0-1, aos 19 minutos, por Ashia) e passou para a frente do marcador (2-1, aos 71, por Tiago Ferreira, e 73, por Edgar Ie), parecendo que ia continuar embalado no torneio. Mas não foi assim, desta feita, em Kayseri, e o Gana marcou por mais duas vezes (aos 79, por Anabia, e 85, por Boakye).

Ao mesmo tempo, em Bursa, o Chile bateu a Croácia, por 2-0, com um golo em habilidade de Nicolas Castillo (81) e um autogolo de Jozo Simunovic (85).