O selecionador nacional de sub-20, Hélio Sousa, reagiu esta terça-feira ao sorteio do próximo Campeonato do Mundo da categoria que colocou Portugal no Grupo C juntamente com Qatar, Colômbia e uma seleção africana ainda por apurar.

Hélio Sousa, que assistiu em Auckland à definição dos grupos, sublinhou que o Qatar é campeão asiático em título, tendo "uma equipa que tem bons jogadores e gosta de ter a posse de bola". A Colômbia, segundo classificado na zona de apuramento sul-americana, também é um adversário com "muita qualidade técnica". O técnico da seleção nacional considerou ainda que o adversário africano, a definir até dia 22 de março, será sempre forte como as equipas africanas costumam ser.

Em relação aos objetivos da equipa lusa, Hélio Sousa assume que Portugal "é sempre candidato a vencer o próximo jogo" e ambiciona passar à segunda fase do Mundial sub-20 2015 - para a qual se qualificam os dois primeiros de cada grupo e ainda os quatro terceiros classificados.

Portugal ficou sediado no Grupo C do Campeonato do Mundo de sub-20 da Nova Zelândia e iniciará a sua participação no certame contra o representante africano, dia 31 de maio, às 16h00 locais, no Estádio Waikato, em Hamilton. A seleção comandada por Hélio Sousa enfrenta, depois, o Catar, dia 3 de junho, na mesma cidade de Hamilton, no Estádio Waikato, às 16h00. Os portugueses finalizam a primeira fase da competição contra a forte seleção colombiana, dia 6 de junho, às 13h00 locais, no Estádio Otago, na cidade de Dunedin.

Os representantes da CAF só serão conhecidos depois desta confederação finalizar a última fase de qualificação, disputada, no Senegal, entre 8 e 22 de março.