O treinador da seleção portuguesa de futebol sub-20, Hélio Sousa, considera que o grupo de Portugal no Mundial da categoria, que ficou completo esta segunda-feira com a inclusão do Senegal, é um dos mais fortes da competição.

Em declarações à agência Lusa, Hélio Sousa refere que o Senegal, segundo classificado da Taça das Nações Africanas, "acabou por completar um grupo que já era forte", porque tinha "o segundo classificado da América do Sul [Colômbia] e o primeiro da Ásia [Qatar]".

O Senegal foi incluído no grupo C da fase final do Mundial sub-20, que se disputa entre 30 de maio e 20 de junho na Nova Zelândia, depois de concluída a Taça Africana das Nações (CAN).

A equipa africana, derrotada pela Nigéria na final da CAN sub-20, será o primeiro adversário de Portugal no grupo C, a 31 de maio, em Hamilton, num jogo que Hélio Sousa classifica como "importantíssimo".

"O primeiro jogo é importantíssimo, esse primeiro jogo será com o Senegal, que é extremamente difícil, mas iremos preparar-nos da melhor maneira possível para a cada momento estarmos mais fortes e termos todas as possibilidades de vencer esse jogo", refere.

A seleção portuguesa inicia hoje um estágio durante o qual vai defrontar, em Taveiro, a 27 de março o Uzbequistão, a 27 de março, e, quatro dias depois, o Uruguai, duas formações que também vão marcar presença no Mundial.

Hélio Sousa explica que os adversários escolhidos são equipas que normalmente não se cruzam com a equipa portuguesa nos apuramentos.

"São equipas com modos e identidades diferentes. São equipas que estão apuradas para o Mundial", afirma Hélio Sousa, considerando que os confrontos "vão permitir que os jogadores passem por experiencias diferentes, continuem a crescer e a estarem cada vez mais identificados com tudo o que podemos encontrar no grupo do Mundial".

Para o estágio que decorre até 31 de março em Quiaios, na Figueira da Foz, Hélio Sousa chamou 24 jogadores, numa lista alargada.

"É importante ter um grupo alargado, os momentos que tivemos de trabalho não foram muitos (...) É importante estarmos juntos este tempo agora e podermos competir", afirma o selecionador, que, em maio, terá de reduzir a lista a 21 convocados.

A seleção portuguesa, que, entre 20 e 22 de abril, realizará um miniestágio em Rio Maior, vai trabalhar na Austrália entre 18 e 26 de maio e disputar dois encontros particulares com adversários ainda por designar.

Hélio Sousa considera que a permanência na Austrália, antes de a seleção se instalar na Nova Zelândia, permitirá sobretudo "uma adaptação à grande diferença horária".

Portugal foi campeão do mundo de sub-20 em 1989 e 1991 e vice-campeão em 2011.