O médio brasileiro Danilo Silva, do Sporting de Braga, é o rosto mais conhecido entre os jogadores estrangeiros que atuam em Portugal que estará no Mundial de futebol de sub-20, na Nova Zelândia.

A ‘representação’ portuguesa na competição vai além da própria participação de Portugal, com o Mundial a ter em ação oito jogadores que atuam em equipas lusas, entre Liga, II Liga e campeonato de juniores.

Danilo Silva, de 19 anos e que chegou esta época ao Sporting de Braga, proveniente do Vasco da Gama, é presença habitual no ‘11’ titular dos bracarenses, com 23 jogos disputados no campeonato e dois golos marcados.

No total, são oito os estrangeiros com ‘vínculo’ ao futebol português. Além de Danilo Silva, o avançado ganês Emmanuel Boateng, do Rio Ave, é o segundo futebolista deste grupo com mais presenças na I Liga, com 13 jogos, mas também nove na Liga Europa.

O Gana contará, aliás, com outro avançado do futebol português, no caso Barnes Osei, jogador que começou a época no Paços de Ferreira (três jogos na I Liga) e foi emprestado ao União da Madeira (12 jogos na II Liga).

Da II Liga estará também o médio alemão do Benfica Hany Mukhtar, jogador que chegou no mercado de inverno aos ‘encarnados’, vindo do Hertha de Berlim, mas que apenas se estreou em abril no Benfica B.

O internacional alemão, que foi responsável pela derrota de Portugal na final do Europeu de sub-19 (marcou o golo da vitória da Alemanha, por 1-0), apenas fez um jogo em abril e marcou num empate do Benfica B.

O Mundial de sub-20 terá também dois guarda-redes do futebol português, nomeadamente o mexicano Raul Gudiño (FC Porto) e o senegalês Khadime Ndiaye (Sporting), futebolistas das equipas juniores de ‘dragões’ e ‘leões’.

Júnior é também o avançado senegalês Chidera Ezeh (do FC Porto), sem jogos disputados, à semelhança do avançado João Rodriguez, da Colômbia, que passou a época no Vitória de Setúbal, vindo do Bastia e por empréstimo do Chelsea.