O Brasil, com uma vitória difícil sobre a Hungria (2-1), e a Alemanha, batendo sem problemas o Uzbequistão (3-0), asseguraram hoje presença nos oitavos de final do Campeonato do Mundo de futebol de sub-20, na Nova Zelândia.

Cinco vezes campeão do mundo da categoria, a última das quais em 2011, com um triunfo sobre Portugal na final, o Brasil viu-se a perder muito cedo, mas jogou em superioridade numérica a partir do minuto 16, devido à expulsão de Tamás, e só assegurou a vitória aos 86 minutos, de grande penalidade.

Mervó inaugurou o marcador, aos 08 minutos, e a Hungria, apesar de jogar com menos um, segurou a vantagem até ao intervalo.

O Brasil igualou no início na segunda parte, aos 50 minutos, graças a um cabeceamento certeiro do médio Danilo, do Sporting de Braga, na sequência de um canto, e chegou ao triunfo através de Andreas Pereira, de penalti, depois de uma falta duvidosa do guarda-rede Gyorgy Szekely.

Após duas jornadas no Grupo E, o Brasil comanda com seis pontos, mais três do que que Hungria e Nigéria, que goleou a Coreia do Norte, por 4-0. Os asiáticos, sem qualquer ponto, serão adversários da equipa 'canarinha' na última jornada.

No Grupo F, a Alemanha também manteve um percurso totalmente vitorioso, ao vencer o Uzbequistão com um 'bis' de Stendera (33 e 85) e um golo de Akpoguma (59), numa partida em que Muhktar, o médio do Benfica, voltou a ser titular e alinhou 74 minutos pela seleção germânica.

Depois da goleada sobre Fiji, por 8-1, na estreia, os germânicos seguiram para os oitavos de final, somando já seis pontos, contra três de Honduras e Ilhas Fiji, enquanto o Uzbequistão ainda não somou qualquer ponto.

A grande surpresa do dia foi mesmo provocada por aquela seleção das ilhas do Pacífico, que, após 76 anos de espera para se qualificar para um Mundial, alcançou a primeira vitória, ao bater as Honduras, por 3-0, mantendo hipóteses de chegar aos oitavos de final.

Portugal, que venceu os dois primeiros jogos e já assegurou a presença na próxima fase, encerra a participação no Grupo C no sábado, frente à Colômbia, segunda classificada do agrupamento, com quatro pontos.