O selecionador de Portugal de sub-20, Hélio Sousa, disse hoje que o jogo de quinta-feira com a anfitriã Nova Zelândia, dos oitavos de final do Mundial de futebol da categoria, “é um momento único” que a equipa quer superar.

“Este é um momento único, temos de passar estes jogos para continuar na prova. Eles [Nova Zelândia] são anfitriões, estão a tentar passar a ideia de que não importa, que parece que já está perdido, mas não é verdade, querem a vitória e farão tudo por isso, mesmo que marquemos um golo cedo”, alertou o técnico português na conferência de imprensa de antevisão ao jogo.

Avaliando o adversário do confronto de quinta-feira, no Estádio Waikato, em Hamilton, Hélio Sousa falou de “uma equipa organizada” nos três jogos da primeira fase, com “boa reação coletiva” à perda de bola: “são pontos que temos de ultrapassar para ganhar o jogo”.

“A pressão está dos dois lados. Não temos nada a perder, temos uma eliminatória para vencer e tentaremos vencer, que é o que fazemos em todos os jogos que disputamos”, frisou Hélio Sousa.

Na mesma conferência de imprensa, o jogador Raphael Guzzo garantiu que Portugal encara “todos os jogos como se fossem uma final”.

“Esta será mais uma. O estádio cheio será mais uma motivação para nós, estamos muito contentes com isso. A Nova Zelândia vai jogar com o fator casa, temos de contrariar essa situação. O segredo será trabalharmos e termos a atitude necessária nos 90 ou 120 minutos em campo para mostrarmos que somos superiores, porque sem isso as coisas complicam-se”, avaliou o médio.

O jogador acrescentou que a seleção das ‘quinas’ está preparada e alertada para a motivação extra da Nova Zelândia em querer “fazer história”´.

“Não é todos os dias que têm o Mundial em casa. Querem fazer história e estamos alertados para isso. Temos tido uma atitude muito boa e temos de mantê-la para conseguirmos uma vitória. Esse é o nosso segredo”, sublinhou o internacional português.