As seleções do Mali, Sérvia, Estados Unidos e Senegal qualificaram-se hoje para os quartos de final do Campeonato do Mundo de futebol de sub-20, fase que Portugal procura atingir na quinta-feira, quando defrontar a anfitriã Nova Zelândia.

Enquanto o Mali ‘passeou’ frente ao Gana, vencendo por 3-0, os Estados Unidos bateram pela margem mínima (1-0) a Colômbia, a Sérvia só conseguiu ultrapassar a Hungria no prolongamento, por 2-1, e o Senegal foi mesmo obrigado a disputar o desempate por grandes penalidades com a Ucrânia, impondo-se por 3-1, após o 1-1 no final dos 120 minutos.

O guarda-redes Ibou Sy foi o herói da seleção senegalesa - da qual o guardião Khadime Ndiaye, do Sporting, é suplente -, ao defender três das quatro grandes penalidades marcadas pelos jogadores ucranianos, que inauguraram o marcador em Auckland aos 70 minutos, por Biesiedin, antes de Sidy Sarr restabelecer o empate, aos 83.

Em Wellington, o Mali não encontrou muita oposição por parte do Gana, impondo-se com golos marcados por Samassekou, aos 20 minutos, Dieudonne, aos 53, e Doumbia, aos 81, num jogo em que Emmanuel Boateng, do Rio Ave, e Barnes Osei, do Paços de Ferreira, foram titulares na equipa ganesa.

Na mesma cidade, um golo do avançado Rubin, aos 58 minutos, foi suficiente para os Estados Unidos vencerem por 1-0 a Colômbia, que tinha terminado a fase inicial do torneio no segundo lugar do grupo C, atrás de Portugal, e pela qual João Rodriguez, que alinha no Vitória de Setúbal, foi suplente utilizado.

Os Estados Unidos vão defrontar nos ‘quartos’ a Sérvia, que, em Dunedin, se valeu de um autogolo de Talaber, aos 118 minutos, para seguir em frente, depois de ter estado a perder, na sequência do tento de Mervó, aos 57 minutos, ao qual respondeu Saponjic aos 90+1.

Na quinta-feira, além do confronto entre Portugal e a Nova Zelândia, em Hamilton, disputam-se os restantes jogos dos oitavos de final: Áustria-Uzbequistão, em Whangarei, Alemanha-Nigéria, em Christchurch, e Brasil-Uruguai, em New Plymouth.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.