Portugal empatou com a Costa Rica por 1-1, na segunda jornada da fase de grupos do Mundial sub-20. Um golo de Diogo Gonçalves, de penálti, e outro de Marin, também de penálti, fizeram o resultado da partida.

Emilio Peixe efectuou quatro alterações ao onze que apresentou frente à Zâmbia. Pêpe, Miguel Luís, Hélder Ferreira e Xande Silva entraram para os lugares de Gedson, Florentino Luís, André Ribeiro e José Gomes.

Portugal entrou melhor na partida, visto que só a vitória lhe interessava. Aos 20 minutos, Xande Silva aproveita uma confusão na grande área para rematar. No entanto, Pineda faz uma grande defesa e evita o golo.

Golo esse que viria a chegar aos 33 minutos, na marcação de uma grande penalidade. Depois de um corte com a mão de um jogador costa-riquenho, após cruzamento de Dalot, Diogo Gonçalves foi chamado a marcar e não perdoou.

A seleção portuguesa ainda tentou aumentar a vantagem, mas o resultado não mais se inverteu até ao intervalo da partida.

No entanto, a segunda parte não começou bem para cores lusas. Aos 47 minutos de jogo, o árbitro assinalou grande penalidade a favor da Costa Rica, numa jogada em que fica a impressão que o atleta costariquenho simulou a falta. Chamado a marcar, Marin não perdoou e fez o golo do empate.

A missão de Portugal não ficou mais fácil aos 70 minutos, quando Rúben Dias recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso da partida.

Com este resultado, Portugal está na terceira posição da prova, com um ponto e terá de vencer o Irão na última jornada, para ainda sonhar com a passagem aos oitavos de final do Mundial sub-20.

Já a Zâmbia, que derrotou a ‘equipa das quinas’ na primeira jornada (2-1) e esta quarta-feira o Irão (4-2), já está apurada, com seis pontos, mais três do que a equipa iraniana, próxima adversária da seleção lusa.