A seleção portuguesa de futebol de sub-20 procura hoje qualificar-se para os quartos de final do mundial da categoria, ao defrontar a Coreia do Sul, anfitriã da fase final do torneio, em jogo dos ‘oitavos’.

Portugal, que terminou a primeira fase no segundo lugar do grupo C, atrás da Zâmbia, vai medir forças com o segundo classificado do agrupamento A, vencido pela Inglaterra, em jogo marcado para Cheonan, com início às 20:00 (12:00 em Lisboa) e arbitragem do uruguaio Andrés Cunha.

A equipa orientada pelo selecionador Emílio Peixe esteve muito perto de ser eliminada na fase de grupos, mas foi salva pelo autogolo de Nima Taheri, aos 86 minutos, que proporcionou o triunfo sobre o Irão (2-1), depois da derrota na estreia, com a Zâmbia (2-1) e do empate 1-1 com a Costa Rica.

A Coreia do Sul fez um percurso oposto, assegurando a qualificação na segunda jornada e perdendo apenas a liderança do grupo na sequência da derrota por 1-0 frente à Inglaterra, na última ronda, depois de ter batido a Guiné Conacri, por 3-0, e a Argentina, por 2-1.

O avançado Diogo Gonçalves foi um dos jogadores lusos em destaque, tendo marcado dois dos quatro golos da equipa das 'quinas', enquanto na seleção sul-coreana sobressaem os dois jogadores que alinham no FC Barcelona, Lee Seungwoo e Paik Seungho.

Em 2015, no mundial realizado na Nova Zelândia, a seleção portuguesa, campeã mundial em 1989 e 1991, também teve de defrontar a equipa anfitriã, precisamente nos oitavos de final, tendo vencido por 2-1.