Apesar do primeiro lugar do Grupo 1, a Dinamarca enfrenta sábado um dos seus adversários directos, a Suécia, que ainda sonha com o lugar que dá acesso directo à África do Sul. Um triunfo dos suecos coloca-os com o mesmo número de pontos e pode remeter os dinamarqueses para o segundo lugar, que obriga à disputa do play-off. Um resultado favorável aos suecos,  afasta Portugal, definitivamente, do Mundial, mesmo que vença o seu jogo frente à Hungria, sábado, no Estádio da Luz.

Por isso, a lesão de Gronkjear não foi uma boa noticia para Morten Olsen, que ficou privado de um dos seus melhores avançados. Johan Albalonsen, de 24 anos, foi o escolhido de “última hora”.

O avançado do Odense, da divisão principal da Dinamarca, junta-se ao grupo que defrontará Suécia e Hungria nos desafios de encerramento da fase de qualificação. No próximo sábado, os dinamarqueses recebem os suecos num jogo que interessa sobretudo aos portugueses, mais inclinados para uma vitória caseira. Mais tarde, na quarta-feira, os dinamarqueses visitam a Hungria, orientada pelo holandês Erwin Koeman.