As duas equipas têm um antecedente polémico, depois do empate a duas bolas no Euro2004, o resultado que era necessário para as duas equipas se qualificarem para os quartoa-de-final da prova e eliminar a Itália.

Neste momento, a Dinamarca lidera a "poule", com três pontos de avanço sobre a Suécia e cinco sobre Portugal, e um triunfo bastará para garantir o apuramento directo para a África do Sul.

Com um triunfo da Suécia por 1-0, as duas selecções podem ficar com dois pontos de vantagem sobre Portugal, mas, caso empatem ou percam na última ronda, podem ser ultrapassadas pela selecção lusa, sempre a necessitqar de vencer os seus dois compromissos.

O primeiro critério de desempate é a diferença de golos, com a Dinamarca a ter neste momento 11 tentos positivos, mais cinco que a Suécia e mais seis que Portugal.

Na última ronda, Portugal defronta Malta, última do grupo, enquanto a Dinamarca recebe a Hungria e a Suécia a Albânia, adversários teoricamente mais difíceis.

A vitória dinamarquesa poderia colocar Portugal, caso vença a Hungria, no segundo lugar do grupo 1, que dará acesso ao "play-off".

Um empate em Copenhaga deixaria a Dinamarca a um ponto da qualificação, enquanto Portugal e Suécia chegariam à última ronda empatados, com o desempate a poder ter de ser feito pela diferença de golos.