A equipa das "quinas" já realizou o treino de adaptação ao Estádio D. Afonso Henriques, onde quarta-feira tem de vencer Malta, numa sessão de trabalho em que Tiago evoluiu sem limitações nos 15 minutos abertos à comunicação social.

Num treino onde reinou a boa disposição e debaixo de um Sol quente, o médio da Juventus trabalhou em pleno e parece ser mais uma opção para abrir a habitualmente cerrada defesa de Malta, que Portugal tem de vencer para confirmar o segundo lugar do Grupo 1.

Além de Tiago, o seleccionador Carlos Queiroz já pode também contar com defesa central Pepe, que tem actuado nos últimos jogos a trinco e que cumpriu frente à Hungria um jogo de castigo.

Para evitar uma eventual baixas disciplinar no “play-off”, jogadores como o defesa esquerdo Duda, o médio Raul Meireles, o extremo Nani e o ponta-de-lança Liedson devem ter algumas cautelas, pois, caso vejam algum cartão amarelo falham a primeira mão, a 14 de Novembro, quatro dias antes do desafio decisivo.

Para o encontro com Malta, é certa a ausência do lesionado Cristiano Ronaldo, que inclusivamente pode ter em risco a presença no “play-off”, pois recupera de lesão no tornozelo direito, que o deve afastar dos relvados por três a quatro semanas.

Hoje, nos 15 minutos de treino abertos à comunicação social, não foi possível vislumbrar qualquer tipo de estratégia de Carlos Queiroz, pois, nesse período, os atletas limitaram-se praticamente a exercícios de aquecimento, complementados com jogos de futevolei.

A selecção chegou ao treino, em Guimarães, às 10:40, tendo sido recebida com aplausos pelos cerca de 100 adeptos que aguardavam a equipa no exterior de um perímetro de segurança.

Quarta-feira, o Estádio D. Afonso Henriques vai ter lotação esfgotada (30 000 lugares), uma vez que, ao início da manhã, o número de bilhetes ainda por vender era meramente residual.

Já sem hipóteses de chegar ao primeiro lugar, ocupado pela Dinamarca com 21 pontos, Portugal garante o segundo posto e consequente lugar no "play-off" final de apuramento para o Mundial se vencer a equipa maltesa.