A 29 de Março de 2003, o luso-brasileiro estreou-se pela selecção portuguesa num particular contra o Brasil, no antigo Estádio das Antas, no Porto, acabando por marcar o golo do triunfo de livre directo (2-1).

Com a participação no encontro de Zenica, Deco, que começou no banco, mas substituiu Simão, aos 79 minutos, ultrapassou o antigo lateral direito João Pinto, que somou 70 internacionalizações na sua carreira.

Na oitava posição, o extremo Simão somou hoje a 78.ª partida na equipa nacional e ficou a apenas uma do guarda-redes Ricardo, o jogador mais internacional ainda em actividade, com mais um jogo do que o avançado Nuno Gomes.

Dos jogadores que hoje actuaram em Zenica, Ricardo Carvalho ocupa actualmente o 17.º posto da tabela, com 60 internacionalizações, seguido por Paulo Ferreira, que somou a 58.ª, ultrapassando Coluna e Petit.

Na liderança da tabela das internacionalizações está Luís Figo, com 127 jogos, seguido de Fernando Couto (110), Rui Costa (94), Pauleta (88), João Vieira Pinto (81) e Vítor Baía (80), todos já retirados.