A primeira vez, ainda Eusébio fazia parte da equipa das quinas. Foi o primeiro Mundial, em Inglaterra e Portugal chegou às meias-finais da competição, onde defrontou a equipa da casa. A perder por 2-0, Eusébio ainda reduziu, aos 82, mas não foi suficiente para chegar mais longe.

A equipa das quinas só voltaria a estar presente numa fase final 20 anos depois, no México, em 1986, que ficou marcado pela figura de Diego Armando Maradona e a famosa “mão de Deus”. Portugal não conseguiu ir além da fase de grupos.

O interregno em campeonatos do Mundo foi grande, 14 anos, com Portugal a conseguir o apuramento para o Coreia do Sul-Japão, em 2002. Ao contrário do que se esperava, a Selecção, então treinada por António Oliveira, ficou aquém das expectativas, sendo eliminada ainda na fase de grupos, com derrotas com os Estados Unidos da América e pela Coreia do Sul.

No último Mundial, levados pelo título de vice-campeões da Europa em 2004, a Selecção conseguiu boas exibições, que lhe permitiram chegar às meias-finais, onde, mais uma vez, a França foi o carrasco. Na luta pelo terceiro lugar, perderam com a Alemanha e tiveram de se contentar com o quarto lugar.

A África do Sul é o quinto mundial, terceiro consecutivo. Depois de uma fase de apuramento sofrida e complicada, os pupilos de Carlos Queiroz tem agora hipóteses de mostrar que podem ir longe.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.