Sem qualquer jogo frente à Islândia, Portugal apenas perdeu por duas vezes com a Dinamarca, frente à qual detém vantagem histórica.

Nos 11 jogos com os dinamarqueses, Portugal apenas perdeu dois e soma sete triunfos e apenas dois empates, o último dos quais em Setembro de 2009, em Copenhaga (1-1), durante o apuramento para o Mundial2010.

Este saldo positivo foi atenuado nos últimos anos, com duas vitórias consecutivas dos nórdicos, que venceram, por 3-2, em Alvalade, a 10 de Setembro de 2008, depois de terem ganho, dois anos antes, um encontro particular, disputado em Brondby, por 4-2.

Portugal volta a disputar um lugar em campeonatos da Europa frente à Dinamarca, tal como ocorreu no apuramento para Europeu de 1972, na Bélgica, quando a equipa das "quinas" somou dois triunfos em outros tantos jogos.

Mais assíduas foram as disputas para os Mundiais, pois, antes de 2010, já se tinham "atravessado" na qualificação para o campeonato disputado na Argentina, em 1978, novamente com domínio luso.

Assim, no total, os lusos somam sete vitórias, um empate e duas derrotas, mantendo um saldo claramente favorável de golos 23 golos marcados e 13 sofridos, oito dos quais “encaixados” nos últimos três jogos.

Com a Noruega, a supremacia portuguesa é ainda mais acentuada. Dos oito jogos disputados, Portugal venceu seis e empatou dois, ambos em jogos particulares.
O último encontro entre estas selecções ocorreu a 10 de Setembro de 2003, em Oslo, onde Portugal venceu por 1-0, com um golo solitário de Pauleta, em plena fase de preparação para o Euro2004.

Nos quatro jogos oficiais entre Portugal e Noruega, de qualificação para os Europeus de 1968 e 1980, a equipa das "quinas" obteve o pleno, apesar de ter falhado a presença nas fases finais das duas competições, ambas disputadas em Itália.

Mais fulgurante é ainda o "domínio" sobre a selecção cipriota, que saiu sempre derrotada nas oito vezes que enfrentou a equipa lusa.

Nos oito jogos, quatro como anfitrião e outros tantos como visitante, Portugal apenas concedeu dois golos e marcou 23.

O Chipre esteve no caminho da selecção lusa nas tentativas falhadas de apuramento para os Mundiais de 1974 e 1978, cujas fases finais decorreram na República Federal da Alemanha e Argentina, respectivamente, e para o Europeu de 1976, na Jugoslávia.

Só à quarta tentativa, em 2002, no apuramento para o Mundial da Coreia do Sul e do Japão, Portugal foi bem sucedido quando encontrou o Chipre numa "poule" de acesso às grandes competições.

O Grupo H de apuramento para o Euro2012 vai inaugurar os confrontos entre Portugal e Islândia, que nunca se defrontaram.

Os jogos de qualificação, que envolvem 51 selecções nacionais, vão ser disputados de 03 de Setembro de 2010 a 15 Setembro de 2011, para encontrar os 14 finalistas que se vão juntar às anfitriãs Polónia e Ucrânia.

Os nove vencedores e o segundo classificado com melhores resultados contra os primeiro, terceiro, quarto e quinto do respectivo agrupamento apuram-se directamente para a fase final. Os restantes oito segundos classificados disputam uma ronda de "play-off" em Novembro de 2011.