Na fase de qualificação para o Euro2012, a equipa das "quinas" reencontra a selecção dinamarquesa, que venceu o Grupo 1 de apuramento para o Mundial2010, no qual Portugal foi segundo, qualificando-se depois para a África do Sul no “play-off” frente à Bósnia-Herzegovina.

A selecção lusa, penúltima sorteada, evitou o Grupo I, que já contava com a República Checa, Escócia e as modestas Lituânia e Liechtenstein, às quais acabou por se juntar a Espanha, detentora do título e última formação a conhecer os adversários.

Do sorteio resultaram previsíveis "duelos" equilibrados entre Alemanha e Turquia, no Grupo A, entre França e Roménia, no D, Holanda e Suécia, no E, e Croácia e Grécia, no F.

Mais repartidos deverão ser o Grupo B, com Rússia, a "mundialista" Eslováquia e República da Irlanda a dividirem protagonismo, e o Grupo C, que integra três selecções apuradas para o Mundial2010, Itália, Sérvia e Eslovénia, que vão medir forças com a Irlanda do Norte.

Inglaterra e Espanha, apesar de integrarem grupos com apenas cinco equipas, tal como Portugal, não devem ter tarefa facilitada.

A formação inglesa vai defrontar no Grupo G a Suíça, que também estará na África do Sul, a Bulgária, o "vizinho" País de Gales e o Montenegro, enquanto a selecção espanhola vai encontrar a República Checa, a Escócia, a Lituânia e o modesto Liechtenstein.

Os jogos de qualificação, que envolvem 51 selecções nacionais, vão ser disputados de 03 de Setembro de 2010 a 15 Setembro de 2011, para encontrar os 14 finalistas que se vão juntar às anfitriãs Polónia e Ucrânia.

Os nove vencedores e o segundo classificado com melhores resultados contra os primeiro, terceiro, quarto e quinto do respectivo agrupamento apuram-se directamente para a fase final. Os restantes oito segundos classificados disputam uma ronda de "play-off" em novembro de 2011.

Seja o melhor treinador de bancada!

Subscreva a newsletter do SAPO Desporto.

Vão vir "charters" de notificações.

Ative as notificações do SAPO Desporto.

Não fique fora de jogo!

Siga o SAPO Desporto nas redes sociais. Use a #SAPOdesporto nas suas publicações.