Durante a inauguração da nova sede da Associação de Futebol de Santarém, o responsável federativo dirigiu-se ao presidente ribatejano, Rui Manhoso: "Sei que sempre foi um sonho seu, concretizou-o ao fim de dez anos.

"Eu, ao fim de dez anos, ainda não concretizei um que tinha, que é casa do futebol nacional, mas pode ser que alguém ainda o venha a concretizar e eu esteja, pelo menos, presente para assistir", afirmou hoje Madaíl.

O presidente da FPF, que admitiu "repensar" a suspensão do Torneio Internacional do Vale do Tejo, saudou a modernização das estruturas associativas regionais e distritais, aproveitando o ciclo positivo do futebol português.

"Houve muitas associações que reconstruíram, reformularam ou construíram as suas sedes porque souberam aproveitar aquilo que eu tenho vindo a considerar uma década de ouro do futebol português, a todos os níveis. Dos clubes, das selecções jovens e, especialmente, da nossa selecção principal que em 10 anos não falhou uma fase final de um campeonato da Europa ou do Mundo", frisou.

Madaíl reconheceu que a corrida ao Mundial2010 foi "bem sofrida" e "bem tremida", valorizando a concretização da qualificação: "O que é importante é estarmos lá".

Instado, tanto por Rui Manhoso como pelo presidente da associação lisboeta, Carlos Ribeiro, sobre "muitas questões como o policiamento, a fiscalidade dos árbitros e dos dirigentes benévolos", Madaíl garantiu "ter feito o possível mas não são resolvidas".

"Não foram resolvidas, penso que por inércia. Porque o futebol, apesar de ser idolatrado quando as coisas correm bem e o desporto mais popular do nosso país, é uma área que provoca um conjunto de ressentimentos relativamente a outras modalidades", referiu o dirigente, acrescentando que "há o receio de se fazerem coisas para o futebol que possam minimizar ou desconsiderar as outras modalidades".